Document details

Intervenção precoce no Centro de Desenvolvimento Infantil Estímulopraxis

Author(s): Silva, Milene de Oliveira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15115

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Atraso Global do desenvolvimento; Esclerose Tuberosa; Intervenção psicomotora; Intervenção precoce; Psicomotricidade; Reabilitação Psicomotora; Perturbação do Espetro de Autismo; Autism spectrum disorder; Developmental delay; Early intervention; Psychomotor intervention; Psychomotor rehabilitation; Psychomotricity; Tuberous Sclerosis; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas


Description

No âmbito do ramo de aprofundamento de competências profissionais, inserido no Mestrado em Reabilitação Psicomotora, surge a oportunidade de elaborar o presente relatório tendo por base um estágio curricular realizado no Centro de Desenvolvimento Infantil Estímulopraxis. O estágio incidiu na área da intervenção precoce, onde foi desenvolvido um trabalho com crianças e respetivas famílias, envolvendo sessões de intervenção em problemáticas como Esclerose Tuberosa, Perturbação do Espetro de Autismo e Atraso Global do Desenvolvimento. O presente relatório descreve assim três estudos de caso como exemplos do trabalho desenvolvido, apresentando como finalidade a promoção do desenvolvimento global da criança e apoio à família. Após sete meses de intervenção, é possível a observação de um balanço positivo, essencialmente observado no desenvolvimento motor, social e comportamental destas crianças, salientando assim o importante papel da intervenção psicomotora, que deve ter início o mais precoce possível, essencialmente em casos de perturbações de desenvolvimento, como as analisadas.

Concerning skill reinforcement inside the Psychomotor Master Degree, the opportunity of building the present report emerged. The report concerns the internship in the Estímulopraxis Child Development Centre. Focusing in the early intervention, the internship cared about work with children and their families, using active observation and active sessions with different types of problematics: Tuberous Sclerosis, Autism Spectrum Disorder, and Developmental Delay. The present report describes three case studies as an example of the work we developed presenting, that shows the enhancement of the children's global development. After seven months of intervention, we can refer the positive effect of the intervention, essentially observed in the motor, social and behavioural development of these children, which points out the important role of the psychomotor intervention starting as early as possible, in children with different types of developmental disorders.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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