Document details

O diálogo tónico-emocional na intervenção e informação do psicomotricista

Author(s): Florêncio, Rui Dias

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15160

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Competências emocionais, pessoais e profissionais; Diálogo tónico-emocional; Formação Pessoal ou psicocorporal; Intervenção psicomotora; Emotional, personal and professional skills; Personal or psicocorporal training; Psychomotor intervention; Tonical-emotional dialogue; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O diálogo tónico-emocional consiste num dos elementos mais importantes da prática psicomotora e que lhe confere maior especificidade. Por esse motivo, pretendeu-se aprofundar o conhecimento sobre os aspectos didáticos e de conteúdo da formação do psicomotricista que o preparam para estabelecer um diálogo tónico-emocional de qualidade com as pessoas com quem vai intervir profissionalmente. Para tal, foram elaborados e aplicados um questionário e uma entrevista estruturada a pessoas responsáveis pela formação pessoal ou psicocorporal de psicomotricistas de diversos contextos formativos. Além disso, pretendeu-se averiguar a relação entre as competências emocionais, pessoais e profissionais do psicomotricista em formação e para isso foi elaborado um questionário de auto-percepção de competências pessoais nas aulas de formação pessoal e um questionário de auto-percepção de competências profissionais em intervenção psicomotora nas atividades de estágio, que foram aplicados, juntamente, com a Escala Veiga de Competência Emocional aos alunos do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa e aos alunos da Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional, do Centro Internacional de Análise Relacional – CIAR Curitiba. Os resultados demonstraram apenas uma correlação estatisticamente significativa entre a auto-percepção dos alunos das suas competências emocionais e das suas competências pessoais nas aulas de formação pessoal.

The tonical-emotional dialogue is one of the most important elements of the psychomotor intervention and what gives more specificity to it. Therefore, it was intended to get deeper into the knowledge of the didactic and content of the training of the psychomotrician that prepare him to establish a quality tonical-emotional dialogue. In orther to this, it was elaborated and applied one questionnaire and one structured interview to people responsible for the personal or psicocorporal training of psychomotricians from different formative contexts. Furthermore, it was intended to investigate the relation between the emotional, personal and professional skills of the psychomotrician in training. In orther to this, it was elaborated one questionnaire of auto-perception of personal skills in the class of personal or psicocorporal training and one questionnaire of auto-perception of professional skills in psychomotor intervention on the trainee activities, that were applied, combined with the Emotional Skills Veiga Scale to the students of the Master in Psychomotor Rehabilitation, of the Human Kinetics Faculty, of the University of Lisbon, and to the students of the Post-Graduation in Relational Psychomotricity, of the International Relational Analysis Center of Curitiba. The results showed that only one statistically significant correlation between the auto-perception of the emotional skills and the personal skills in the personal training class.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Rui Fernando Roque
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents