Author(s):
Morgado, Patrícia Raquel Alves
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15222
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Empenhamento organizacional; Satisfação; Distribuição Alimentar; Organizational commitment; satisfaction; Food distribution
Description
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
O presente estudo pretende analisar as três componentes do empenhamento (afetivo, normativo e instrumental) propostas pelos autores Meyer & Allen (1997), bem como a Satisfação no trabalho de colaboradores de uma empresa que atua na distribuição alimentar. Para apoiar o seu desenvolvimento foi aplicado um questionário, a 61 colaboradores de 4 lojas da área metropolitana de Lisboa, que pertencem à organização em estudo. Este estudo permitiu validar que em todas elas o empenhamento afectivo apresentava níveis superiores em todas lojas, do que o empenhamento normativo e instrumental. Nesta investigação, em particular a idade, a antiguidade, a escolaridade e o género são variáveis que influenciam o empenhamento dos colaboradores. Para terminar conclui-se que, neste estudo o empenhamento organizacional explica 44% da satisfação e, destes, a componente afetiva apenas explica 38%.
This study intends to analyze the 3 commitment components (affective, normative and instrumental) that are proposed by the authors Meyer & Allen (1997), as well as employees work satisfaction indicators that work in a retail food distribution company. To support it's development an inquiry was applied to 61 employees throughout 4 stores, showing that affective commitment related indicators stand out. This study validated that affective commitment presented higher levels than the normative and instrumental commitment in all stores Variables like age, genre and seniority are clearly the leverage that holds the employees commitment. On a final note i´d like to stand out that organizational commitment explains 44% on employees satisfaction while within this indicator the affective bound stands for 38%.