Document details

Transferências de conhecimento em design

Author(s): Dias, Ana Cristina de Carvalho

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15271

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação em design; Ensino superior; Design de produtos e serviços; Transferencia do conhecimento; Competitividade e inovação; Design education; Heigher education; Design of products and services; Knowledge transfer; Competitiveness and innovation


Description

A relação entre o ensino superior do Design e a sociedade é essencialmente baseada em processos de transferência de conhecimento. Admite-se que o conhecimento - a par da pedagogia, da investigação e da sua disseminação - é uma grande valência para o progresso e a competitividade de um país. Foi, então, fito deste estudo a reunião e relação de saberes transversais sobre o tema da gestão do conhecimento na área científica e disciplinar do Design, no sentido de perceber-se como pode o ensino superior promover laços mais profundos e duradouros com a realidade do mercado, sobretudo ao nível de projetos conjuntos. Em Portugal, pode dizer-se que esse diálogo é ainda insuficiente, sobretudo devido a problemas de comunicação e de má avaliação acerca das competências propostas pelas instituições de ensino, em confronto com as esperadas por parte do mundo laboral e as alcançadas, na realidade, pelos designers. Considerando pertinente o caso particular do Design de Produtos e Serviços, esta investigação evidencia-o como universo de estudo. Aborda-se especificamente o segundo nível do ensino superior - o mestrado - considerando-o como reforço essencial da licenciatura e reconhecendo-o como o ciclo que habilita o estudante com as aptidões especializadas para a resolução de problemas em matéria de investigação e inovação, e para o desenvolvimento de novos conhecimentos através da integração de saberes de diferentes áreas. Partindo da recolha dos cursos de mestrado ministrados a nível nacional, e uma vez mapeados os seus diferentes perfis, estudou-se e sistematizou-se, de uma forma aprofundada e crítica, o conhecimento produzido em dois desses cursos. O principal objetivo deste trabalho passa por desenhar linhas estratégicas que atuem sobre a revisão dos currículos académicos, nomeadamente na integração de competências de investigação, permitindo corresponder de forma mais eficaz às necessidades dos mercados e da sociedade portuguesa, culminando na proposta de um modelo de diretrizes e respetivas ferramentas de aproximação entre o mundo académico e o mundo profissional. Utilizou-se uma metodologia de investigação não-intervencionista, numa abordagem metodológica dominantemente qualitativa, com o recurso a métodos quantitativos no tratamento de alguns dados. Os indicadores resultantes desta abordagem permitiram aferir e justificar níveis de inadequação entre sistemas. O principal contributo desta investigação reside no reconhecimento que se espera que o trabalho do designer venha a ter, num futuro próximo, por parte da sociedade onde se insere. Como conclusão mais expressiva deste estudo temos a de que é imperativa a consciencialização, tanto de educadores quanto de empregadores, da necessidade de co-construir a cultura de conhecimento do Design de Produtos e Serviços, através de práticas colaborativas que favoreçam a consolidação da competitividade da economia nacional.

ABSTRACT: The relationship between college education Design and the society is essentially based on knowledge transfer processes. It is acknowledged that knowledge - along with pedagogy, research and dissemination – represents great value for the progress and competitiveness of a country. It was then made of this study, the compilation and relation of transversal knowledge on the subject of knowledge management in the scientific and disciplinary area of Design, in the sense of perceiving how higher education can promote deeper and lasting ties with the reality of the market, especially in terms of joint projects. In Portugal, it can be said that this dialogue is still insufficient. There are problems of communication and poor evaluation of the competencies proposed by educational institutions, compared to those expected by the labor market and those actually achieved by designers. Considering the particular case of the Design of Products and Services, this research presents it as a study universe. Specifically, the second level of college education - the master's degree - is considered as an essential reinforcement of the degree and recognizing it as the cycle that empowers students with the specialized skills to solve problems in research and innovation, and for the development of new knowledge through the integration of knowledge from different areas. Based on the survey of the master’s courses taught at a national level, and once their different profiles were mapped, the knowledge produced in two of these courses was studied and systematized in an in-depth and critical way. The main objective of this work is to design strategic lines that focus on the revision of the academic curricula, namely in the integration of research competences, allowing to correspond more effectively to the needs of the labor market and Portuguese society, culminating in the proposal of a model of guidelines and respective tools for the approximation between the academic world and the professional world. A non-interventionist research methodology was used in a methodologically dominant qualitative approach, using quantitative methods in the treatment of some data. The indicators resulting from this approach allowed us to assess and justify levels of inadequacy between systems. The main contribution of this research resides in the recognition that the work of the designer is expected to have, in the near future, of the society where it is inserted. The most expressive conclusion of this study is that it is imperative to educate both educators and employers about the need to co-construct a knowledge culture in the Product-Service Design area through collaborative practices that favor the competitiveness of the national economy.

Tese de Doutoramento em Design apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almendra, Rita Assoreira; Silva, Fernando José Carneiro Moreira da, coorientador.
Contributor(s) Dias, Ana Cristina de Carvalho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents