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Riscos do licensing na indústria biofarmacêutica

Author(s): Tavares, Jorge Manuel Martins

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15438

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): In-Licensing; Out-licensing; Licenciamento; Riscos; Farma; Estratégia; Licensing; Risks; Failure; Pharma; Strategy


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

O licensing ou contrato de licenciamento, representa uma das estratégias contratuais para a entrada em novos mercados utilizada pelas empresas que visam iniciar o seu processo de internacionalização. Devido a um deficit de produtividade em investigação e desenvolvimento, associado aos elevados custos dos mesmos e às recentes crises económicas, a actividade de licensing nas suas diferentes formas na indústria farmacêutica adquiriu particular importância. No entanto, e apesar da sua ampla utilização e escrutínio, subsistem percentagens consideráveis de resolução nestas parcerias. A presente pesquisa tem por objectivo identificar, relevar e mesmo confirmar quais os factores de risco e prováveis fontes de conflito para a resolução e cessação prematura dos contratos de licenciamento de produtos na fase pós-lançamento e comercialização, (co-marketing, co-promoção), entre empresas do sector bio-farmacêutico. A abordagem metodológica de pesquisa a utilizar será a de estudo de caso múltiplo por entender-se que é a mais adequada à investigação de um fenómeno que é real e dentro do seu próprio contexto (Yin 2009), tendo como base a nível de dados a pesquisa na literatura existente e a implementação de protocolo de entrevistas semi-estruturadas (Roos & Roos 1997, Saunders et al. 2008, Yin 2014). Nos resultados finais podem observar-se os aspectos considerados fulcrais para a existência de risco, como: erros de avaliação do verdadeiro potencial dos segmentos de mercado, falhas importantes nos canais de comunicação entre empresas, a inexistência de equipas de acompanhamento mútuo dos projectos entre empresas e a sub-alocação dos meios devidos para o sucesso das parcerias.

Licensing represents one of the contractual strategies for entering new markets used by companies that intend to start their internationalization process. Due to a lack of productivity in research and development, associated with high costs and the recent economic downturns, the licensing activity in its different forms in the pharmaceutical industry has become particularly important. However, despite their wide use and scrutiny, considerable percentages of resolution remain in these partnerships. The present research aims at identifying, highlighting and even confirming the risk factors and probable sources of conflict for the resolution and premature termination of product licensing agreements in the post-launch and marketing phase (co-marketing, co-promotion ), among companies in the bio-pharmaceutical sector. The methodological research approach to be used will be that of a multiple case study because it is understood to be the most adequate for the investigation of a phenomenon that is real and within its own context (Yin 2009), based on the research data in the existing literature and the implementation of semi-structured interviews protocol (Roos & Roos 1997, Saunders et al., 2008, Yin 2014). In the final results, we can observe the aspects considered to be central to the existence of risk, such as: errors of estimation of the true potential of market segments; major failures in communication channels between companies; lack of mutual monitoring teams for projects between companies and sub-allocation of the due means to the success of the partnerships.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nevado, Pedro Picaluga
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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