Document details

O caso do franchising – Os Ursitos

Author(s): Gonçalves, Rui Pedro Bispo

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15500

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Estudo de caso de ensino; franchising; avaliação; capital privado; Corporate finance; Case study; evaluation; private company


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Este estudo de caso de ensino apresenta uma história real que pode ser demonstrativa do tecido empresarial português, na medida em que se trata de uma empresa de índole familiar e não cotada em mercados de capitais. Retratando uma organização cujo principal objeto era o comércio por grosso de mobiliário infantil e que tinha um capital privado. Esta entidade desenvolvia as suas operações recorrendo a uma cadeia de franchising. Depois de uma fase de grande expansão e na sequência de um aumento substancial das dívidas que as lojas tinham para com a empresa-mãe, a empresa começou a ter graves problemas de liquidez. O que se propõe com este caso de ensino é que os alunos, com avançados conhecimentos de Corporate Finance, sejam capazes de desenvolver uma avaliação de uma empresa privada de caráter familiar. Os dados fornecidos são relativos aos processos, políticas internas e operações da empresa, bem como às demonstrações financeiras.

This case study presents a real story that can be demonstrative of the Portuguese business units insofar as it is a family business and not listed on capital markets. Portraying an organization whose main object was the wholesale trade of children's furniture and which had a private capital. This entity developed its operations using a franchising chain. After a major expansion and following a substantial increase in the debts that the stores had to the Master Franchise, the company began to have serious liquidity problems. What is proposed with this case is that students, with advanced knowledge of Corporate Finance, are able to develop a valuation of a private company with familiar structure. The data provided are related to the company's internal processes, policies and operations, as well as financial statements.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Inês Fonseca
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents