Author(s):
Ropio, Miguel Jorge Bicho
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15573
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Atores Não-Estatais; Estados Frágeis; Educação; Formação de Professores; Non-State Actors; Fragile States; Education; Teacher Training
Description
Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
A fragilidade de alguns países em desenvolvimento tem levado à proliferação de atores não-estatais a atuar no seu território, de forma a dar resposta a problemas sobre os quais as instituições estatais não tem capacidade de resolver. Na Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, o caso não é diferente. A contínua instabilidade política, a fraca economia, e a corrupção levam à incapacidade do Estado em investir em sectores essenciais como a educação. Neste sector, a Guiné-Bissau enfrenta vários problemas principalmente a nível do Ensino Básico onde a falta de professores qualificados é um dos seus maiores desafios. Entre 2001 e 2016, a organização não- governamental para o desenvolvimento (ONGD) Fundação Fé e Cooperação (FEC) desenvolveu quatro projetos onde a formação de professores do ensino básico teve um papel central. Esta dissertação analisa criticamente o trabalho da FEC na formação de professores do ensino básico na Guiné-Bissau
The fragility in some developing countries has led to the proliferation of non-state actors, in order to respond to problems that state institutions do not have the capacity to solve them. That is the case of Guinea-Bissau, one of world's poorest countries. The continuous political instability, weak economy, and corruption has contributed to negatively affect the capacity of the State to invest in crucial sectors like education. In this sector, Guinea-Bissau faces several problems, particularly in the Primary Education level where the lack of qualified teachers is one of its main challenges. Between 2001 and 2016, the Portuguese non-governmental development organization (NGDO) Fundação Fé e Cooperação (FEC) implemented four projects in which the training of qualified primary teachers was a central feature. This dissertation critically analyses the role of FEC in providing primary teachers' training.