Document details

Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire

Author(s): Assunção, Tânia Filipa da Glória

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15601

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação Física; Estágio Pedagógico; Processo de Ensino-Aprendizagem; Análise Reflexiva; Desenvolvimento Pessoal; Desenvolvimento Profissional; Avaliação; Objetivos; Literacia Física; Saúde; Physical Education; Practicum; Teaching-learning Process; Reflective analysis; Personal Development; Professional Development; Evaluation; Objectives; Physical Literacy; Health; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório consiste numa reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem (PEA) desenvolvido no Estágio Pedagógico em Educação Física (EF). Foi realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha –, no ano letivo 2015/2016, dentro do núcleo de estágio (NE) e sob a supervisão dos orientadores de faculdade e escola. Este processo de formação marcou a primeira experiência na carreira docente, contribuindo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora. Primeiramente, são apresentadas as minhas crenças e convicções referentes à disciplina de EF, pela influência que estas têm na gestão das práticas pedagógicas dos professores. Seguidamente, é feita uma caraterização do contexto escolar onde este foi desenvolvido, nos seus recursos espaciais, materiais, temporais e humanos, confrontando com as premissas necessárias ao pleno desenvolvimento da ação educativa e do currículo da disciplina de EF. Posteriormente, é realçada a importância da avaliação para o PEA e de seguida, é feita uma análise reflexiva da lecionação das aulas de EF e sessões de treino do Desporto Escolar (DE). Por último, são destacadas as atividades desenvolvidas com o propósito de promover o exercício físico entre os alunos. Concluo que o processo de estágio pedagógico foi o momento mais significativo de toda a formação académica.

This report aims to reflect critically about the teaching-learning process, occurred in the practicum of Physical Education. It developed in Escola Secundária Braamcamp Freire, in the academic year 2015/2016, within the guidance of supervisors and in relation with the training group. This teaching process represented my first experience in the school context, contributing to the increment of my personal and professional skills as a teacher. Firstly, my beliefs concerning physical education are presented, as they reveal important to the management of teacher’s practices. Then, a description of the context in which the school is held, regarding the infrastructures, materials, time and human resources. Confronting with the essential guidelines to the full development of the educational practices and the Physical Education curriculum. After, it is highlighted the importance of the evaluation to the teaching-learning process and afterwards is made a reflective analysis of the Physical Education and school sport events lecturing. Finally, the activities developed with the purpose of promoting the physical exercise amongst students are pointed. To conclude, this practicum experience was the most meaningful moment of all my academic learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferro, Nuno Alberto Seruca
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents