Author(s):
Silva, Simone Amorim da
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15603
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Intervenção Psicomotora; Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID); Contexto; Avaliação; Planeamento; Apoio; Autonomia; Funcionalidade; Qualidade de Vida; Atitudes; Psychomotor Intervention; Intellectual and Developmental Disability (IDD); Context; Assessment; Planning; Psychomotor Intervention; Support; Autonomy; Independent Functioning; Quality of Life; Attitudes; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Description
O relatório foi realizado com base no Estágio que decorreu no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, no Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico, sendo a população-alvo os indivíduos com idades iguais ou superiores a 16 anos, com diagnóstico de Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). A Intervenção Psicomotora, prestada como apoio, e caracterizada teoricamente na primeira parte do relatório, pretende promover as competências do indivíduo e melhorar a sua qualidade de vida. Assim, é possível verificar que a primeira parte do documento tem um cariz mais teórico, onde são caracterizadas também a instituição, a DID, a Epilepsia e a Paralisia Cerebral (diagnósticos do estudo-caso). Na segunda parte, prática, é descrita a intervenção realizada e caracteriza-se o indivíduo do estudo-caso, e os procedimentos de avaliação (e respetivo instrumento utilizado), planeamento e intervenção. São referidas também as atividades extra-estágio realizadas, assim como o projeto de investigação concretizado, que culminou num artigo sobre as atitudes de três ilhas açorianas face à DID. Por fim, é feita uma conclusão/reflexão sobre todo o processo de estágio.
The report developed was based on the internship of the Master’s Degree in Psychomotor Therapy of the Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon, at the Center of Occupational Activities of the Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico, and the target population were individuals with 16 or more years, with the Intellectual and Developmental Disability (IDD) Diagnose. The Psychomotor Intervention, as a support, and described at the first part of the report, aims to promote the individual’s skills and improve their quality of life. Thus, it’s possible to verify that the first part of the document has a more theoretical character, where the institution, IDD, Epilepsy, Cerebral Palsy (case-study diagnoses) are also described. On the second part (practical) it is described: the intervention that was made, the case-study, the assessment procedures (and instrument used), planning and intervention. A description of other activities realized during the internship will also be done, as well as the investigation project, that resulted in an article about the attitudes of three Azorean islands towards the IDD. Finally, it will be done a conclusion/reflection about all the entire internship process.