Document details

Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : ano letivo 2016/2017: relatório final de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Gama Barros

Author(s): Vaz, João Guilherme Gonçalves

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15680

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Análise; Aquisição de competências; Avaliação formativa; Educação Física; Clima relacional; Inclusão; Investigação; Processo ensino-aprendizagem; Reflexão; Retenção escolar; Acquisition of competences; Analysis; Formative evaluation; Formation; Inclusion; Investigation; Physical education; School retention; Relational climate; Teaching-learning process; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O presente relatório final de estágio surge no âmbito da análise e reflexão do processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2016/2017, desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, na Escola Básica e Secundária Gama Barros, Agualva-Cacém, Sintra. No decorrer do mesmo apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que foi desenvolvido o trabalho ao longo do ano, 11º CT2, bem como com a comunidade escolar. Quanto ao professor estagiário, verificou-se uma evolução significativa ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O contacto com a turma foi muito positivo, graças a um bom clima relacional e a um controlo das aprendizagens constante, envolvendo também os alunos no processo de ensino-aprendizagem através da avaliação formativa. A coadjuvação no núcleo de voleibol feminino foi muito positiva, possibilitando-me não só adquirir mais conhecimento sobre a modalidade, mas também permitiu-me ser pró-ativo e conseguir recrutar novas atletas para o núcleo, com uma ideia bem conseguida, em conjunto com o responsável do núcleo. No âmbito da investigação fomos de encontro a um dos maiores problemas da educação, a “Retenção Escolar” e tentámos perceber quais os principais fatores do insucesso escolar, para tentarmos compreender o que a escola e os seus docentes podem fazer para combater esse insucesso.

This final internship report comes in the context of the analysis and reflection of the pedagogical internship process in Physical Education during the academic year 2016/2017, developed at the D. Maria II Schools Group, at the Gama Barros Elementary and Secondary School, Agualva-Cacém, Sintra. During this report, are presented all the stages of development of the teaching work with the class which the work was developed throughout the year, 11th CT2, as well as with the school community. As for the trainee teacher, I felt a significant evolution in the competences related to the organization and management of learning. The contact with the class was very positive, thanks to a good relational climate and constant learning control, also involving students in the teaching-learning process through formative evaluation. The support in the women's volleyball core was very positive, allowing me not only to acquire more knowledge about the modality, but also allowed me to be proactive and to be able to recruit new athletes to the core, with a well achieved idea, developed with the responsible teacher. In the context of the research we have been confronted with one of the major problems of education, "School Retention", and we have tried to understand the main factors of school failure in order to try to understand what the school and its teachers can do to combat this failure.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Januário, Nuno Miguel da Silva
Contributor(s) Vaz, João Guilherme Gonçalves
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents