Document details

Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol

Author(s): Cadete, Carlos Avelino Manuel

Date: 1998

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15997

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Petróleo; Estratégia Petrolífera; Mercado Petrolífero; OPEP; Sonangol; Planeamento Estratégico; Petroleum; Petroleunfs Strategy; Petroleum's Market; OPEC; Strategic Planning


Description

A origem da indústria petrolífera moderna sucedeu com a perfuração do famoso poço de Edwin Laurentine Drake em meados do Séc. XIX. Com o desenvolvimento da indústria petrolífera, a exploração do petróleo passou a ser efectuada por um cartel formado pelas empresas multinacionais "chamadas 7 irmãs", que ditavam todas as regras aos países produtores com o objectivo de maximizarem os seus lucros. Desde então, o petróleo tem tido um papel estratégico na economia mundial. O grande interesse do comércio internacional do petróleo, facilitou a adopção de estratégia como um instrumento de política comercial das petrolíferas. A estratégia comercial das empresas petrolíferas bem como da Sonangol, é um conjunto de objectivos estratégicos de exploração, produção, aprovisionamento ou stockagem, transporte, refinação e distribuição de petróleo e produtos petrolíferos, ou seja, um conjunto de objectivos estratégicos desde a prospecção de petróleo até à distribuição ao consumidor final. A estratégia comercial dominante, tem como base, a formação de alianças estratégicas, formação de cartéis e cooperação empresarial entre as petrolíferas.

The drilling of the famous well of Edwin Laurentine Drake in the middle of the XIX century gave birth to the oil industry. With the development of the oil industry, the oil exploitation began to be controlled by a cartel formed by a group of enterprises called "the seven sisters". This group ruled the oil market, imposing their own policies to the producer countries, with the purpose of maximizing their profits. Since then, oil has played a strategical role in the world economy. The importance of oil international trade highlighted strategy as a commercial policy instrument of the oil companies. The commercial strategy of oil companies suchas Sonangol, is a sum of strategic goals in exploitation, production, stocking, transportation, refming and distributing oil and derivatives.

Mestrado em Economia Internacional

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Joaquim Alexandre dos Ramos
Contributor(s) Cadete, Carlos Avelino Manuel
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents