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Estratégias de internacionalização na indústria portuguesa de moldes

Author(s): Crespo, Cristina Ferreira

Date: 2002

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/16005

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Globalização; Estratégia; Competitividade; Inovação; Indústria de Moldes; Internacionalização; Globalization; Strategic; Competitiveness,; Innovation; Moulds Industry; Intemationalisation


Description

O mundo está hoje em profunda mudança, não só resultado da globalização, mas também da inovação constante e do surgimento de novas tecnologias. Os mercados deixaram de ser locais e passaram a ser globais. Por todos estes aspectos, as empresas e as nações procuram identificar novos factores de competitividade e novas formas de aumentara sua produtividade. A indústria portuguesa de moldes não é uma excepção. O seu carácter inovador e a sua forte componente exportadora são significativamente afectados pela globalização e pelas mudanças que se verificam no contexto internacional. Esta indústria encontrase numa constante busca de novos factores de competitividade, entre os quais se destaca, não só o aumento da produtividade, mas também a criação de valor para os seus clientes através da inovação. São várias as estratégias seguidas neste contexto de forte competitividade. A internacionalização, sob as mais variadas formas, é uma das estratégias dominantes na indústria de moldes nacional. Este processo visa, entre outros aspectos, a aproximação aos clientes, o desenvolvimento de novos mercados, a redução de custos e o acesso a determinados recursos, nomeadamente novas tecnologias. A internacionalização da indústria portuguesa de moldes, ao longo dos seus mais de cinquenta anos de história, tem vindo a assumir, especialmente, a forma de exportação, por vezes com o apoio de agentes, de intermediários ou até mesmo de escritórios de comercialização. Contudo, mais recentemente, algumas empresas concluíram que esta forma de abordagem dos mercados não era suficiente em termos de competitividade, pelo que optaram pela internacionalização pela via do investimento directo no estrangeiro, materializado em filiais, quer de fabrico, quer de assistência ou engenharia de processos e desenvolvimento de produto, A deslocalização de empresas de moldes não tem sido, no entanto, um processo isento de dificuldades. Nesta conformidade, o trabalho apresentado desenvolve uma tentativa de perceber as principais características da indústria portuguesa de moldes, bem como os seus factores de competitividade num contexto de identificação de estratégias dominantes, procurando compreender os motivos que levam as empresas 3 de moldes portuguesas a deslocaíizarem-se e as dificuldades que encontram em tal processo.

The wortd is today in deep change, due to globalization, but also by the constant innovation and development of new technologies. The markets are no longer local but global. By ali this, the companíes and the nations look for identify new competitive advantages and new ways to increase their producíivity. The portuguese moulds industny is not an exception. Its innovator character and its strong exportation compound are significant affected by globalization and for the changes in International context. This indusíry finds itseif in a constant search of new competitive advantages, in particular, not only the increase of productivity, but also a value enhancement for their clients through innovation. There are several strategies followed to survive among this context of strong competitiveness. The intemationalisation, under its muitiple forms, is one of leader strategic forms in national moulds industry. This prccess achieves, among other aspects, to be closer to clients, to penetrate in new markets, the reduction cost and the accession to some resources, namely new technologies. The intemationalisation of the portuguese moulds industny, through out its more then fifty years of hístory, has been assuming especially the exportation way, sometimes with the support of the agents, intermediates or even the commercial offices. Though, nowadays, some companies concluded that this way of approach the markets is not enough to be competitive and took the option of direct investmení abroad through out subsidiaries, as well to the fabrication, as to the assistance or process engineenng and product development. The displacement of the moulds companies has not been, however, a process without troubles. The present work develops the attempt to apprehend the main characteristics of portuguese moulds industry, as well as its competitive advantages and leader strategic, looking for to understand the reasons whích takes the portuguese moulds companies to displace and the difficulties found in the process.

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Fernando Miranda Borges
Contributor(s) Crespo, Cristina Ferreira
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