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Acercar Lisboa ao Tejo

Author(s): Aleixo, Joana Sofia Fialho

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/16425

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Santa Apolónia; Frente ribeirinha; Regeneração urbana; Mobilidade; Waterfront; Urban regeneration; Mobility


Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

O presente relatório constitui a base teórica que suporta e justifica o Projeto Final de Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo. Baseado no tema das Frentes Ribeirinhas em Cidades Pós-Industriais e nas intervenções de regeneração urbana que se têm assistido nestes territórios, focando-se, também, na importância que os transportes tiveram no desenvolvimento da cidade. A intervenção situa-se na zona oriental de Lisboa, por se considerar uma área com potencial mas que se encontra desvalorizada devido aos vários constrangimentos urbanos que impedem uma continuidade urbana. As infraestruturas como a linha férrea de Santa Apolónia e o porto de Lisboa, criam o efeito barreira, impedindo não só, a relação entre a cidade em si, como a relação da cidade com o rio. Além disso, criam um ambiente hostil que tanto caracteriza esta Lisboa Oriental. Desde a criação da Estação do Oriente que Santa Apolónia tem vindo a perder importância, enquanto estação de comboios. Apesar do seu valor simbólico, considera-se que o comboio é um transporte inadequado para o centro da cidade. Com o intuito de resolver este problema, a intervenção passa pela Reconversão do Sistema Ferroviário Oriental como Motor da Regeneração Urbana, criando uma alternativa à existência do comboio. Com intervenção urbana entre Santa Apolónia e Xabregas.

ABSTRACT: This report constitutes the theoretical basis that supports and justifies the Final Project of Integrated Master in Architecture specializing in Urbanism. Based on the theme of the Waterfront in Post-Industrial Cities and urban regeneration interventions observed in these territories, also focusing on the importance that transportation had in the development of the city. The intervention is located in the eastern Lisbon area, due to its potential, but devalued by various urban constraints that prevent an urban continuity. Infrastructures like the Santa Apolonia railway line and the Lisbon port, creating a barrier effect, preventing not only the link between the city itself and also between the city and the river. In addition, they create an hostile environment characterising East Lisbon. Since the creation of the Oriente Station, the Santa Apolonia station has been losing its importance. Despite its symbolic and cultural value, the train is nowadays considered an inadequate mean of transportation to the city center. To solve this issue, the intervention involves the Reconversion of the Eastern Railway System as Motor of Urban Regeneration, creating an alternative to the outdated train. With urban intervention between Santa Apolonia and Xabregas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, João Pedro de Abreu; Vale, David de Sousa, coorientador
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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