Author(s):
Correia, Ricardo Farias
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/1725
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Corporate Finance; avaliação de empresas; sector construção; Mota-Engil; Corporate Finance; Valuation of Companies; Construction Sector; Mota-Engil
Description
Mestrado em Ciências Empresariais
A área de avaliação de empresas tem sido uma preocupação constante da gestão de topo das organizações, uma vez que esta quer garantir a adequada rendibilidade para os seus accionistas. Sendo assim, perante as diversas opções de crescimento (nomeadamente o interno e o externo), torna-se necessária uma adequada avaliação de cada uma dessas opções. Por outro lado, toda esta problemática tem também particular importância para outros agentes, nomeadamente empresários e/ou accionistas que pretendam vender as suas empresas ou participações ou entidades de investimento, que queiram comprar empresas para mais tarde as venderem, desejavelmente com mais-valia. A teoria financeira de avaliação procura explicar como é que se chega a um intervalo de valores de uma empresa. Neste trabalho, são abordadas as teorias que se servem de base para avaliar qualquer empresa independentemente da geografia ou sector. Como é evidente, normalmente existem duas partes interessadas no processo sendo que quem compra quer comprar o mais barato possível e quem vende procura cobrar o preço mais elevado que conseguir. O facto de não haver um só valor para uma empresa (uma vez que as expectativas são diversas e o grau de informação sobre os activos também), nem tão só um único modelo de avaliação, aliado à forte tendência de concentração na indústria da construção, no momento presente, torna o tema pertinente e a aplicação ao sector, nomeadamente à Mota-Engil S.G.P.S interessante.
Valuing projects, divisions, and companies has been in permanent agenda of the top management in the organizations arena. Their goal is, in the end of the day, assuring consistent results. Having different scenarios of growth (both internal and external), is foremost important an accurate valuation of each single option. In other hand, a reflection in turn of Corporate Finance - valuation, has assumed a special importance for other agents, namely entrepreneurs/ shareholders who are considering selling their companies or shares, or even for private equity firms, whose purpose is buying companies, restructuring them and later on sell them with solid profits. The Corporate Finance on valuation aims to explain, by scientific methods, how one can achieve a range of values for a firm faire price. In this paper, is specified the technical tools to evaluate any company or business unite, independently of its geography or sector. No different from any other open deal, the sell side tends to barging the highest price and the buy side the lowest. The fact of not existing a value for a company, but a range of values (distinguished back grounds of parts, expectations, available information on assets, and others), or a single valuation model, putting into the context of the concentration trend, in Portugal, in the construction sector, make this analyses relevant and the application to the Mota-Engil S.G.P.S pertinent.