Document details

Intervenção psicomotora no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa da CERCI Lisboa

Author(s): Brás, Márcia Sofia Lino Bràs

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/20083

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Atividade motora; Atividade motora em meio aquático; Dificuldade intelectual e desenvolvimental; CERCI Lisboa; Co-investigação; Epilepsia; Estágio; Funcionalidade; Intervenção psicomotora; Qualidade de vida; Aquatic environment; CERCI Lisboa; Co-research; Epilepsy; Independent functioning; Intellectual and developmental disability; Internship; Motor activity; Psychomotor intervention; Quality of life; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas


Description

O presente relatório pretende descrever a prática profissional, de outubro 2018 a maio 2019, da estagiária do Mestrado de Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, no Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa da CERCI Lisboa, no âmbito da funcionalidade e qualidade de vida de jovens e adultos/as com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) e multideficiência. Este relatório inicia-se com o enquadramento teórico sobre a caracterização da instituição, da população alvo e da intervenção psicomotora, como forma de aprofundar o conhecimento sobre os tópicos e fundamentar a prática psicomotora da estagiária. A segunda parte é dedicada à descrição e contextualização da atividade da estagiária, explicitando todas as etapas percorridas, horários, respetivos grupos de intervenção, até à apresentação de um estudo de caso, como exemplo mais pormenorizado de toda a atuação. O processo de avaliação e a descrição da intervenção são também contemplados nesta secção, bem como outras atividades e a reflexão sobre toda a experiência. O projeto de intervenção, como resposta a um desafio inicial, consiste num estudo sobre o impacto da autodeterminação na participação ativa das pessoas com DID, e será também contextualizado. Finalmente, as conclusões e o balanço final do estágio.

This report aims to present the psychomotor practice, between October 2018 and May 2019, conducted by the internship student at Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa in CERCI Lisboa, with adults with intellectual and developmental disability (IDD) and multiple disability. The internship was integrated within quality of life and functionality area. This report has two sections. Firstly, it will be presented a literature review about main topics inherent to the internship experience such as institution presentation, population characterization and a sum up of how psychomotor therapy is being developing, which allowed a framework to psychomotor practice. Secondly, it will be described the all intervention, listing all critical stages, schedule, groups with whom the student intervene, as well a study case as a more detailed example of the all intervention. Assessment processes and intervention design will also be addressed in this chapter. Before conclusion, it will be presented an intervention project that consists of a study about the impact of self-determination on the active participation of people with IDD, as well will be listed several extra activities that the student experienced. A reflexion about the internship experience will end this report.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents