Document details

Percepções dos enfermeiros sobre a educação para a saúde realizada na urgência pediátrica

Author(s): Loureiro, Fernanda Manuela

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2781

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação para a saúde; Enfermeiros; Grupos focais; Percepções; Questionários; Urgência pediátrica


Description

Tese de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade Educação para a Saúde

Estudo de natureza exploratório-descritivo com abordagem quantitativa (questionários) e qualitativa (grupos focais) com o ojectivo de perceber quais as percepções dos enfermeiros sobre a Educação para a Saúde realizada em contexto de urgência pediátrica. Concluiu-se que começam por iniciativa própria, inerentes ao desempenho de funções, e por observação de comportamentos inadequados sendo os temas mais abordados, associados ou não ao motivo de recorrência, doenças infantis, puericultura/cuidados gerais à criança, desenvolvimento infantil, prevenção de acidentes e tópicos gerais de saúde. Decorrem em todo o espaço físico especialmente nas salas de triagem tratamentos e UICD. O momento de início é referido como "procurado" com "muito tacto" surgindo na 1ª abordagem, durante a realização de procedimentos e alta. As metodologias expositivas e demonstrativas foram as mais usadas. Há desvalorização ou ausência de registos embora apreciem a EpS referindo dispêndio médio de 2h30 por turno. Destacam-se como factores influenciadores: a privacidade, a disponibilidade do profissional e da criança / pais (temporal e psicológica), a eficácia e a experiência profissional do enfermeiro. Estabeleceu-se correlação positiva entre a experiência profissional em UUP e as variáveis temas, local, momento, métodos e nº de horas e correlação negativa com a variável fases de EpS.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents