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Internacionalização das empresas portuguesas: processos e destinos

Author(s): Simões, Ana Carina Costa

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2930

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Internacionalização; Comércio Internacional; IDE; Medidas de Apoio; Inquérito; Trade and Investment Promotion; Firm's Internationalization; Portuguese Internationalization


Description

A internacionalização das empresas é fundamental para o desenvolvimento da economia portuguesa mas, apesar de recorrentemente abordada, estamos aquém de concretizá-la com eficiência. Ainda que esta temática seja prioridade de Governos e Entidades, os resultados ficam aquém do esperado, em parte por causa da falta de continuidade e avaliação de resultados das medidas de apoio adoptadas. Actualmente, a internacionalização das empresas portuguesas encontra-se numa fase de expansão, porém, é desenvolvida de forma incipiente e com escassos conhecimentos, excepto no caso das grandes empresas. Revela-se essencial que haja coordenação entre as diversas entidades que apoiam as empresas neste processo através de programas sectoriais ou específicos para produtos seleccionados, promovendo sinergias que certamente contribuirão para o aumento das exportações. Nesta dissertação elaboramos um resumo teórico, analisamos os dados estatísticos do comércio e investimento internacional e as medidas de apoio à internacionalização e inquirimos as empresas sobre o seu processo de internacionalização.

The internationalization of enterprises is fundamental to the development of the Portuguese economy but, despite being recurrently approached, we are still beyond achieving it efficiently. Although it is a priority to governments and entities the results are short of expected, mainly due to the lack in continuity and assessment of the results of adopted supporting measures. Nowadays, the internationalization of Portuguese enterprises is expanding, but it is still developed incipiently and with scarce knowledge, except for larger corporations. The coordination between enterprise supporting entities is essential, this may come from sector or product specific programs, promoting synergies that will certainly add to the increase of exportations. In this thesis we resume theories, analyze statistical trade and investment data and evaluate internationalization support measures, as well as, inquire enterprises about their concrete internationalization process.

Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Joaquim Ramos
Contributor(s) Simões, Ana Carina Costa
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