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A política educativa de envio de estudantes para instituições de ensino externas como estratégia de desenvolvimento - o caso africano

Author(s): Gonçalves, Sandra Marisa Martins Ramos

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3401

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): International Migration; Foreign aid; National Government expenditures and Education; Economic Development; Human Resources; Development Planning and Policy


Description

Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Uma das dimensões do desenvolvimento humano, a educação, ocupa um lugar de destaque na estratégia de desenvolvimento dos PVD. Os Governos desses paises, juntamente com os doadores internacionais de ajuda, realizam investimentos na educação dos seus cidadãos desde o nível básico até ao ensino superior. As denominadas elites, ou seja, os estudantes do ensino superior, são consideradas as pedras-chave no processo de desenvolvimento destes países, em especial quando os seus estudos decorrem em paises tecnológica e cientificamente mais bem apetrechados. A valorização destes recursos humanos tem vindo a justificar o financiamento de bolsas de estudo em países desenvolvidos por forma a que haja lugar uma transferência de conhecimentos e tecnologia para o pais de origem. O presente trabalho propõe-se fornecer dados e opiniões diversas e fundamentadas nesta área necessários para que uma resposta à pergunta - "os fundos atribuídos à formação de quadros superiores dos PVD em instituições estrangeiras produzem os resultados desejados em relação ao objectivo de contribuição para o desenvolvimento destes países?" - seja formulada. O estudo recai sobre os principais fluxos migratórios de estudantes de ensino superior dos PVD a estudar nos países desenvolvidos (imigração e retorno); a caracterização do ensino superior nos PVD; as políticas de apoio ao ensino superior dos PVD por parte dos governos nacionais e dos principais doadores internacionais de ajuda ao desenvolvimento. Como caso de estudo são caracterizados os estudantes do ensino superior oriundos dos PALOP em Portugal apoiados pelo governo Português e instituições privadas Portuguesas.

One of the dimensions of human development education, performs a major role in the development strategy of developing countries. The governments of those countries, together with the International Aid donors, make investments in Education from the basic level to the higher Education level. The so called elites, i.e., the higher education students, are considered comer-stones in the development process of these countries, particularly when their studies took place in countries which are technologically and scientifically more advanced. The development of these human resources through the provision of scholarships to study in developed countries has been considered a means of reverse technology transfer to the countries of origin. This paper intends to provide data and a set of diversified opinions on the subject in order to answer the question: the funds allocated in the higher education of human resources from developing countries in foreign universities produce the desired effects in terms of the goal of contributing to the development of those countries? This study comprehends the main migration flows of higher education students from the developing countries studying in developed countries (immigration and return); the characterisation of the higher education system in the developing countries; the policies of higher education in the developing countries implemented by the national governments and main International Aid donors. The case study presented refers to students from Portuguese-speaking African countries (PALOP) which receive support from the Portuguese government and private institutions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Peixoto, João
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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