Document details

Relatório final de estágio realizado na Escola Básica integrada com Jardim de Infância D. Carlos I no ano lectivo 2009/2010

Author(s): Costa, Vítor Hugo Urze

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3521

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Aprendizagem; Didáctica; Ensino; Estágio; Pedagogia


Description

Após terminado o estágio na escola, que se traduz no culminar da formação académica na área da educação, surge a fase de uma análise reflexiva de todo este período de tempo que se tornaria uma experiência intensa e recompensadora para o professor estagiário. Foram desenvolvidas todas as tarefas previstas no guia de estágio, seguindo sempre as indicações do mesmo segundo as diferentes áreas de intervenção. Durante este percurso surgiram dificuldades, para as quais foi necessário criar soluções para as resolver, foram identificados pontos fortes e pontos fracos os quais as características pessoais podem influenciar. A participação na escola como professor não se prendeu exclusivamente à sala de aula, pois surgiram actividades de desporto escolar, actividade interna de Educação Física, entre outras. Foi elaborado e apresentado um estudo relacionado com a indisciplina relativo à escola em questão. E elaborou-se também uma actividade de relação com a comunidade, aproveitando o espaço geográfico próximo e envolvendo vários níveis escolares culminando com a satisfação geral. A análise destas actividades foca-se nas decisões para problemas que surgiram, para os quais se criaram várias opções para encontrar uma solução, e o seu resultado serve de guia para uma intervenção futura.

ABSTRACT : After the conclusion of the Traineeship in school context, which represents the culminating of the academic formation in the area of education and an intense and rewarding experience for the probationary teacher, a reflexive analysis of this period becomes necessary. The tasks foreseen in the Traineeship Guide have all been pursued, following always the indications of the same guide according to the different areas of intervention. During this path difficulties have appeared, and strengths and weaknesses have been identified which can be influenced by the personal characteristics and it was necessary to create solutions to resolve them. The participation at school as a Teacher was not restrained exclusively to the Physical Education classroom, therefore several activities such as school sports, traditional games among others, made a contribution to enrich the trainee’s formation. A study related with the perceptions of pupils classroom behavior was elaborated and presented to the community. The organization of an activity aiming the relationship with the school community and using the advantage the nearby geographic natural environment, promoted the participation of various school levels. The reflexive analysis of these activities focused at the choice of “decision making” for problem solving and it’s outcome, will assume a guidance line for future intervention.

Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Luís Cravo da
Contributor(s) Costa, Vítor Hugo Urze
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents