Document details

A Influência dos constrangimentos na lealdade dos espectadores de futebol

Author(s): Cardoso, Jorge Miguel Rodrigues de Pina

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3611

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Constrangimentos; Clubes; Desporto; Espectadores; Eventos desportivos; Futebol profissional; Gestão do desporto; Lealdade; Marketing do desporto


Description

Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas

O objectivo do estudo é analisar a influência dos constrangimentos nos comportamentos de lealdade dos espectadores de futebol. Para tal, criou-se um questionário de acordo com Kim & Trail (2010). Recolheram-se 388 questionários através do programa LimeSurvey, dos quais 305 foram validados. Após uma análise factorial exploratória dos dados, identificou-se que os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, falta de interesse e companhia por parte dos outros, falta de sucesso, custos, falta de conhecimento, segurança, alternativas de prática desportiva, compromissos, localização e programação desportiva são os que melhor explicam os constrangimentos. No entanto, através da regressão linear verificou-se que estes têm um impacto reduzido na explicação dos comportamentos de lealdade. Ainda assim, a destacar os factores acessibilidades, alternativas de lazer à assistência no estádio, alternativas de prática desportiva e custos como explicativos dos comportamentos de lealdade. Relativamente à análise sociodemográfica, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os constrangimentos sentidos pelos sócios e não sócios e espectadores com maiores e menores habilitações literárias. Quanto à lealdade, apenas se verificaram diferenças entre os associados e não associados.

The purpose of this study is to analyse the influence that constraints have on the loyalty behaviours of the soccer attendance. In order to achieve the proposed objective, we create a questionnaire based on the Kim & Trail (2010) model. 388 questionnaires were collected through LimeSurvey, 305 of which were deemed valid. After an exploratory factor analysis at the data, accessibilities, leisure alternatives to stadium attendance, lack of interest and company, lack of success, costs, lack of knowledge, security, participant sport alternatives, commitments, location and sporting programming were identified as the factors that better explain the constraints. However, the execution of the linear regression verified that these factors had small impact on explanation of loyalty behaviours. Still, must to emphasize accessibilities, leisure alternatives to stadium assistance, sports practice alternatives and costs as factors explaining loyalty behaviours. Social-demographic analysis suggests significantly statistical differences between constraints felt by associates and non-associates, and spectators with higher or lower academic qualifications. As for loyalty, there are differences only between associates and non-associates.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Abel Hermínio Lourenço
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents