Document details

Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais : O Valor do Blog na Perspectiva dos Visitantes

Author(s): Agostinho, Maria Rita Pinto

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4389

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Finanças Pessoais; Blogs; Credibilidade; Aconselhamento Financeiro Online; Literacia Financeira; Comportamento Financeiro; Satisfação; Fidelização; Personal Finances; Credibility; Online Financial Advice; Financial Literacy; Financial Behavior; Satisfaction; Fidelity


Description

Este projecto procura analisar os determinantes do valor que os visitantes regulares de "Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais" atribuem ao blog, em termos de aprofundamento de conhecimento e melhoria de tomada de decisões, associadas a finanças pessoais. Foram tidos em conta seis determinantes que, segundo a literatura, têm o potencial de influenciar a percepção de valor acrescentado dos visitantes: a Credibilidade do blogger; a Relevância dos Conteúdos do Blog, a Pertinência dos Inputs de outros Visitantes; a Utilidade dos Links do blog; a Literacia Financeira e o Comportamento Financeiro dos visitantes. Com vista a atingir o objectivo proposto, optou-se por uma pesquisa exploratória inicial, de carácter qualitativo, através da realização de uma entrevista presencial semi-estruturada ao autor do blog, seguida de uma fase quantitativa, concretizada através da realização de um inquérito por questionário online, aos visitantes do blog. Da análise efectuada, percebe-se que todas as hipóteses inicialmente apresentadas se confirmam. Os determinantes inerentes ao próprio blog (Credibilidade do Blogger, a Relevância dos Conteúdos, a Pertinência do Contributo de outros Membros e a Utilidade dos Links) aparentam ter maior capacidade de influência na percepção de valor acrescentado do blog do que os determinantes relacionados com aspectos pessoais dos próprios visitantes (Literacia Financeira e Comportamento Financeiro).

The key purpose of this research is to analyse value determinatives that "Pedro e o Blog - As Suas Finanças Pessoais"' regular visitors' experience, concerning knowledge increase and personal finances' decisions improvement. This research was based on six determinatives that, according to literature, have the potential to influence visitors' value added perception: blogger credibility, blog contents, other visitors' inputs, blog links, and visitors' financial literacy and financial behavior. The research started with an initial qualitative research phase, through an interview to the blogger. Additionally, quantitative information was collected using an online questionnaire to the regular visitors of this blog. All the hypothesis initially advanced in this research are confirmed by the results. The determinatives studied that influence the most this blog's value for it's visitors are those related with the blog itself (such as Blogger's Credibility, the Relevancy of Blog's Contents; the Adequacy of Other Visitors' Inputs and Links' Utility).

Mestrado em Marketing

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Duarte, Margarida
Contributor(s) Agostinho, Maria Rita Pinto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents