Author(s): Pinto, Tiago Bernardo Marques
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4982
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Investimento Directo Estrangeiro; Internacionalização; Polónia; fast-food
Author(s): Pinto, Tiago Bernardo Marques
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4982
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Investimento Directo Estrangeiro; Internacionalização; Polónia; fast-food
Mestrado em Ciências Empresariais
Investimento Directo Estrangeiro é cada vez mais um conceito presente na mente do comum cidadão. Devido aos constantes avanços tecnológicos nas mais variadas áreas, locais que outrora pareciam inalcançáveis aparecem agora como importantes oportunidades de negócio para as empresas que pretendem arriscar e que não ficam satisfeitas apenas com a sua presença no mercado interno. Neste trabalho pretendemos expor quais as determinantes e variáveis que influenciam os fluxos de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) nos países do Leste Europeu, em particular na Polónia, quais as motivações que levam inúmeras empresas nacionais a deslocarem os seus negócios e actividades para este pais, bem como o melhor modo de entrada e possíveis entraves. Vamos para isso focar-nos no caso de estudo da cadeia de hambúrgueres gourmet h3, SA., que após o seu enorme e repentino sucesso no mercado português escolheu como primeiro destino de internacionalização a Polónia.
Foreign direct investment is a concept which is more and more in the mind of the ordinary citizen. Due to constant technological advances in various areas, places that once seemed unreachable now appear as major business opportunities for companies that want to take risks and who are not satisfied with just their presence in the domestic market. In this paper we intend to expose what are the determinants and variables that influence the flow of Foreign Direct Investment (FDI) in East European countries, especially in Poland, the motivations that lead many national companies to move their business and activities to this country, as well as the best mode to enter in this market and their possible obstacles. We will focus for this case study in the Portuguese chain of gourmet burgers h3, SA., that after their huge and sudden success in the Portuguese market chose Poland as their first destination of internationalization.