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Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper

Author(s): Moreira, Daniela Marlene Lopes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5127

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Lazer; Tempo livre; Desportos de aventura; Plano de comunicação; Fidelização de clientes; Parque Aventura Sniper; Leisure; Free-time; Adventure sports; Communication plan; Customer loyalty; Parque Aventura Sniper


Description

Trabalho de Projecto para obtenção de grau de Mestre em Comunicação Social – Vertente Comunicação Estratégica

Ao longo dos anos, o lazer assumiu diferentes formas de importância na sociedade: se há algumas décadas atrás apenas alguns estratos sociais podiam usufruir do tempo dedicado ao prazer, hoje em dia o seu acesso está mais liberalizado. O aumento dos rendimentos e do tempo para o lazer, devido às folgas e férias pagas, conduziu a uma mudança nos usos do tempo livre, dando, segundo alguns autores, origem a uma certa moral do prazer. A adrenalina produzida por desportos de aventura proporciona uma oportunidade aos indivíduos que buscam, através de emoções fortes, uma recriação da sua identidade e uma evasão ao stress provocado pelo quotidiano. Deste modo, qual será a estratégia de comunicação mais adequada para fidelizar clientes a um Parque de Desportos Aventura? Este projecto será dividido em duas partes, na primeira será feita a revisão bibliográfica referente ao lazer e à sociologia de emoções, bem como a identificação de ferramentas de fidelização de clientes, e na segunda, é apresentada a pergunta de partida e analisada a estratégia de marketing e comunicação do Parque Aventura Sniper, um Parque dedicado a desportos de aventura sediado em Bucelas, na área da Grande Lisboa. Os principais objectivos são diagnosticar a comunicação da empresa e, com base nesse diagnóstico, desenvolver um plano de comunicação com o propósito de combater a sazonalidade do negócio, angariando e fidelizando clientes.

Through the years, leisure has had many different forms of importance in society: If, up until some decades ago, only some social strata were able to have free time for leisure, nowadays it is available to everyone. The evolution of income and leisure time, thanks to paid holidays, has brought a change in the use of our free-time, leading to a certain moral of pleasure, according to several authors. The adrenaline produced by adventure sports creates an opportunity for the people who seek for a recreation of their identity and a combat to daily life stress by experiencing strong emotions. Which could be, then, the best communication strategy attain its clients’ loyalty? This project is divided into two parts, a first one consisting in a thorough literary review of leisure, sociology of emotions and customer loyalty tools, and a second one which will be presented with a starting question and where the marketing and communication strategy of Parque Aventura Sniper, a park dedicated to adventure sports situated in Bucelas, in the area of the Greater Lisbon, will be analyzed. The main goals are to diagnose the company’s communication and, basing on this diagnose, to create a communication plan with the purpose of levelling the seasonality of the business, attracting new clients and securing their loyalty.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Raquel Barbosa
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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