Document details

Relatório final de mestrado : relatório detalhado sobre a atividade profissional dos biénios (2007/09 e 2009/11)

Author(s): Gonçalves, Maria José Broeiro

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5972

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação das aprendizagens e melhoria do desempenho; Avaliação do desempenho docente; Educação física; Qualidade no ensino e na escola; Sucesso educativo


Description

A elaboração do presente trabalho, corresponde a uma reflexão sobre o desempenho docente, centralizado nos dois primeiros ciclos avaliativos do desempenho docente, ocorridos em Portugal. Esse período reflete a evolução de uma carreira de perto de três décadas, que se foi ajustando de acordo com a evolução vivenciada pela docente, relativamente às alterações verificadas na escola pública e na sociedade portuguesa. Neste trabalho procuraram-se as ideias de diversos autores, que poderiam confirmar ou alertar para os factos referentes à prática letiva e não letiva da docente, como professora de educação física numa escola do ensino público. A sua estrutura segue uma lógica sequencial, uma vez que estes dois biénios ocorreram em escolas distintas, tanto na sua localização, como no seu contexto. O primeiro capítulo, corresponde à introdução ao trabalho desenvolvido, no segundo capítulo, faz-se um enquadramento mais pessoal, até ao momento da avaliação do desempenho docente implementado pelo Ministério da Educação. O terceiro capítulo, contempla a caracterização dos contextos escolares no biénio 2007/2009, numa escola do distrito Lisboa e no biénio 2009/2011, numa escola do distrito de Setúbal. Em ambos os contextos, foi solicitada pela docente a sua avaliação de desempenho docente com observação de aulas. Elaborou um relatório de autoavaliação e apresentou as suas evidências num portefólio (2007/2009) e num dossiê, com uma estrutura definida pela escola (2009/2011). O quarto capítulo, corresponde aos processos de avaliação do desempenho docente, nas quatro dimensões definidas na lei. Neste caso, a docente optou por fazer uma abordagem com a inclusão dos dois contextos escolares, podendo dessa forma, observar-se as diferenças ocorridas em cada escola. O quinto capítulo, corresponde a uma reflexão final da docente, aos processos de avaliação do desempenho docente e ao trabalho coletivo e individual ocorrido na sua disciplina a Educação Física. A terminar, apresentam-se como anexos as evidências consideradas mais pertinentes.

Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, António José Mendes
Contributor(s) Gonçalves, Maria José Broeiro
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo