Author(s):
Silva, Mónica Sofia Rocha da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6265
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): posicionamento de processos; matriz produto-processo; volume; qualidade; process position; product-process matrix; volume; quality
Description
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
Perante uma alteração que pode afetar o design do processo de fabrico uma empresa atua de forma estratégica para influenciar o seu posicionamento na Matriz Produto-Processo. Com este estudo procura-se analisar como uma empresa, que verifica uma necessidade repentina de aumento do seu volume da sua produção, reforça a sua posição na Matriz Produto-Processo adotando para tal medidas de reforço desse mesmo posicionamento. Através do estudo de caso único com análise holística, e da recolha de dados qualitativos, através da realização de duas entrevistas e também de uma visita à fábrica, foi possível concluir que através de várias medidas adotadas, foi possível à empresa em estudo reorganizar os seus processos de fabrico de forma a ir de encontro às suas principais estratégias.
Given a change that may affect the design of the manufacturing process a company operates strategically to influence its positioning in the Product-Process Matrix. This study seeks to analyze how a company that suffers a sudden need to increase its volume of production strengthens its position in the Product-Process Matrix adopting such measures of strengthening of that position. Using a single case study with holistic analysis, and the collection of qualitative data by conducting two interviews and also a visit to the factory, it was concluded that with the several measures adopted, it was possible to reorganize the company in their manufacturing processes in order to meet their key strategies.