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Análise de stakeholders de uma instituição de ensino superior, o caso do ISEG (Universidade de Lisboa)

Author(s): Gonçalves, Rui Pedro Rodrigues Espada

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6282

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Stakeholders; Dependência de Recursos; Ensino Superior; Priorização; Governança; Resource Dependence; Higher Education; Prioritization; Governance


Description

Atualmente as organizações sobrevivem consoante a sua competência e eficácia na gestão dos grupos de interesse de que dependem. A dependência advém da necessidade de obter recursos que não podem ser gerados internamente, e que são controlados pelos grupos de interesse. Estes grupos de interesse são os stakeholders de uma organização. A análise de stakeholders é hoje em dia um processo que não deve ser ignorado, uma vez que contribui para potenciar a criação de valor através da gestão estratégica. A teoria do stakeholder é um assunto bem estudado no que toca ao setor privado, contudo no setor público foi ainda pouco aplicado e explorado. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivos a identificação dos stakeholders de uma instituição do ensino superior público, a sua priorização à luz do seu poder e interesse na instituição, a identificação da sua importância individual e como ‘sistema informal’, a identificação da sua importância relativa, atual e potencial, e a forma como estes influenciam a governança da escola. O trabalho de investigação foi desenvolvido com referência ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso e a recolha de dados foi de caráter qualitativo, tendo sido feita através de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados da investigação possibilitaram identificar 44 stakeholders da instituição e priorizá-los segundo a matriz poder/interesse. Foram também identificados vários fatores justificativos da importância individual e relativa de cada stakeholder para a escola e os mecanismos pelos quais influenciam a governança da mesma.

Organizations survive according to their competence and effectiveness in managing their relationships with the interest groups on which they depend. Their dependence arises from the need to obtain resources that cannot be generated internally and are controlled by those interest groups. The interest groups are the stakeholders of an organization. Stakeholders analysis is a process that should not be ignored nowadays, since it contributes to enabling the creation of value through strategic management. The stakeholder theory is a well-studied subject in the private sector, but in the public sector it has been little explored and applied. Therefore, this work aims to identify the stakeholders of a higher education institution, their prioritization, considered their power & interest on the focal organization, the identification of their individual importance and as an ‘informal system’, the identification of their relative, current and potential importance, and how these influence the governance of the school. The research was developed with reference to the School of Economics and Management, of the University of Lisbon. The methodology used was the case study approach and the data collection was qualitative and done through semi-structured interviews. Research results enabled to identify 44 stakeholders of the institution and prioritize them according to the matrix power / interest. It was also possible to identify several factors supporting the individual and relative importance of each stakeholder to the school and the mechanisms by which they influence its governance.

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, Luís Mota de Castro
Contributor(s) Gonçalves, Rui Pedro Rodrigues Espada
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