Document details

A gestão empresarial hospitalar na perspectiva dos gestores hospitalares

Author(s): Nunes, Alexandre Manuel Martins Morais

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6407

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Gestão; Empresarialização; Eficiência; Doentes/utentes; Satisfação; Necessidades; Management; Corporatization; Efficiency; Patient/users; Satisfaction; Needs


Description

Tese de Mestrado em MPA-Administração Pública,Especialização em Administração da Saúde

A aplicação da gestão empresarial dos serviços públicos estendeu-se ao sector da saúde, mais concretamente ao nível hospitalar. A introdução de novos modelos de gestão iniciou-se em 2002 com um processo de empresarialização dos hospitais do SNS. Este novo modelo de gestão trouxe várias novidades, nomeadamente a introdução de uma lógica empresarial, baseada na redução de custos, na maximização de resultados, num novo modelo de financiamento e na valorização da eficiência, entre outras. O objectivo deste trabalho é verificar e descrever os benefícios que a gestão empresarial hospitalar proporcionou para o aumento da satisfação das necessidades dos doentes/utentes, na perspectiva dos gestores hospitalares. Para a realização deste estudo, foram inquiridos trinta e nove gestores hospitalares, em diferentes zonas do país. Os dados foram colhidos através de uma entrevista semi-estruturada (guiada) e analisados com recurso à análise de conteúdo. Neste estudo, pode-se referir que a gestão empresarial hospitalar contribuiu para o aumento da satisfação das necessidades dos doentes/utentes, garantindo uma maior eficiência na gestão e prestação de cuidados. Assim, permitiu uma maior oferta, com mais meios de diagnóstico, maior qualidade clínica, maior responsabilização e autonomia da gestão e uma melhoria no acesso, promovendo uma gestão eficiente de recursos.

The application of business management services extended to the public health sector, more specifically at hospital level. The introduction of new management began in 2002 with a process of corporatization of SNS hospitals. This new model management brought several innovations, including the introduction of a business logic based on reducing costs, maximizing results, new financing model and enhancement of efficiency, among others. The purpose of this work is to verify and describe the benefits that corporate management hospital provided to increase the satisfaction of the needs of patients/users in perspective of hospital managers. For this study, respondents were thirty-nine hospital managers in different areas of the country. Data were collected through semi-structured interviews (guided) and analyzed using content analysis. This study may induce that the hospital enterprise management contributed to the increased meeting the needs of patients/users, ensuring greater efficiency in managing and care. Thus allowed a greater range, greater means of diagnosis, higher clinical quality, greater accountability and autonomy of management, an improvement in access by developing an efficient management of resources.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Harfouche, Ana Paula de Jesus
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents