Author(s):
Ribeiro, Gonçalo Rúben Madeira Paulo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6589
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Alunos; Aprendizagem; Competências; Dificuldades; Ensino; Escola; Estratégias; Formação; Professor; Reflexão
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório tem por objetivo analisar o processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade, situada em Almada, no ano letivo 2012/2013. O estágio integra o 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, constituindo-se como a preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2012/2013, no qual estão explícitos os objetivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Em relação a cada uma destas áreas, é realizada uma reflexão aprofundada sobre as principais dificuldades sentidas, as estratégias utilizadas para a sua superação e as contribuições que estas promoveram na melhoria da minha formação individual. Por último, é realizada uma reflexão crítica sobre todo o processo de formação, com especial incidência no estágio pedagógico do presente ano letivo.