Document details

Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente

Author(s): Antunes, Maria do Céu Santos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6845

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação do desempenho docente; Carreira docente; Desenvolvimento profissional; Ensino básico; Ensino secundário; Supervisão pedagógica


Description

O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as conceções dos professores do 3º Ciclo e Secundário sobre a Avaliação do Desempenho e a relação com as suas perceções acerca do desempenho e desenvolvimento profissional. A fim de contextualizar esta temática, recorremos a um enquadramento teórico com uma abordagem aos conceitos de avaliação, supervisão e desenvolvimento profissional. Na metodologia, para a recolha de dados, foi utilizado um inquérito por questionário aberto, aplicado a uma amostra por conveniência de docentes a lecionar 3º Ciclo e Secundário num Agrupamento de escolas da região de lisboa. Os dados foram tratados a partir de uma análise de conteúdo temática. Os resultados permitem salientar que os professores concordam com a existência de um modelo de Avaliação do Desempenho, mas não se identificam com o modelo em vigor e apontam algumas lacunas ao processo e aos resultados finais, nem sempre apreciados como justos. Os docentes olham para a avaliação como um meio para realizar a progressão na carreira. Por isso, não deixam de considerar o modelo em vigor como injusto e pouco coerente, devido ao sistema de atribuição de quotas, que inviabiliza a transparência e a justiça do processo, gerando sentimentos de instabilidade e rivalidade na escola e entre o corpo docente. A vertente formativa da avaliação e o trabalho colaborativo são identificados como importantes para o desenvolvimento profissional dos professores; contudo, estes referem que é necessário melhorar a relação entre avaliador e avaliado uma vez que aquele parece não estar a cumprir o seu papel de supervisor entendido como orientador da prática pedagógica, capaz de fomentar um ambiente relacional positivo, interativo e necessário ao melhor desempenho e desenvolvimento profissional dos professores.

Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Contributor(s) Antunes, Maria do Céu Santos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents