Author(s):
Carvalho, Íris Vanessa Brito de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6856
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Adultos; Competências pessoais e sociais; Contexto sócio ocupacional; Esquizofrenia; Intervenção psicomotora; Perturbação bipolar; Perturbação da personalidade Borderline; Perturbação obsessivo-compulsiva; Saúde mental; Síndrome de Asperger
Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora
O presente relatório de estágio apresenta a descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito da promoção das competências pessoais e sociais, em jovens e adultos com idades compreendidas entre os 17 e os 56 anos, diagnosticados com problemas de Saúde Mental, em contexto sócio ocupacional. Ao longo do estágio foi desenvolvido um trabalho implementado através de sessões de Psicomotricidade orientadas para a promoção de competências pessoais e sociais, com base num programa de intervenção elaborado tendo em conta os resultados obtidos numa avaliação inicial, para os vários contextos de intervenção (ginásio e meio aquático). No final desta intervenção, de forma geral, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre o momento da avaliação inicial e a avaliação final, à exceção da Escala de Observação de Objetivos na Terapia Psicomotora (LOFOPT), na qual se verificaram diferenças estatisticamente significativas. No que se refere às causas destes resultados, estas podem ter sido bastante variadas. Assim sendo, serão também discutidos os factores que poderão estar por detrás destes resultados. Ao longo das sessões, o feedback dos clientes foi bastante positivo, revelando uma enorme satisfação e interesse pelas sessões de Psicomotricidade dinamizadas pela estagiária. No final do relatório é também feita uma apresentação das dificuldades e limitações sentidas, bem como de sugestões para futuras intervenções.