Author(s):
Marçalo, Gonçalo Nuno Moisão
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6868
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Alunos; Aprendizagem; Competências; Dificuldades; Ensino; Escola; Estratégias; Formação; Professor; Reflexão
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório visa analisar o processo de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária do 2º e 3º Ciclos Anselmo de Andrade no ano letivo 2012/2013. O estágio integra o 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, constituindo-se como realidade/experiência fundamental para o desenvolvimento das competências do Professor de Educação Física, assim como uma ferramenta/base de preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estagio Pedagógico 2012/2013, no qual estão explícitos os objetivos gerais e específicos relativos a quatro áreas de intervenção: Área 1 (Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem), Área 2 (Inovação e Investigação Pedagógica), Área 3 (Participação na escola) e Área 4 (Relação com a comunidade). Em relação a cada uma destas áreas realizarei uma reflexão sobre as principais dificuldades sentidas, as estratégias desenvolvidas para as superar, assim como uma análise critica sobre todo o processo de formação, de forma mais ampla.