Document details

Relatório de estágio profissionalizante em dificuldades de aprendizagem na EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce

Author(s): Costa, Filipa Alexandra Lourenço

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6921

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliações; Crianças; Desenvolvimento gráfico; Dificuldades de aprendizagem; EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce; Estudos de caso; Intervenção psicomotora; Motricidade fina


Description

Mestrado em Reabilitação Psicomotora

O presente relatório visa apresentar as atividades que foram realizadas no âmbito da Unidade Curricular de Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, na EMDIIP (Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce), com crianças com dificuldades de aprendizagem (DA), em duas escolas de Casal de Cambra. É feita uma abordagem acerca da intervenção psicomotora e a sua importância em crianças com DA, uma revisão da literatura sobre as DA e as dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) e das problemáticas da motricidade fina que podem interferir no processo do desenvolvimento gráfico. É referido o enquadramento institucional e legal da prática desenvolvida e é explicada a organização do estágio, incluindo três estudos de caso de crianças com DA que beneficiaram de intervenção psicomotora. Será descrito todo o processo, desde informações relacionadas com a caracterização da criança, objetivos definidos, intervenção e avaliações iniciais e finais. Após a intervenção verificou-se que, mesmo tendo sido apenas por oito meses e nos quais houve interrupções letivas, se registaram melhorias significativas nas capacidades e desempenho das criança. Estes resultados demonstram que a intervenção psicomotora na escola é muito importante para ajudar crianças com DA a ultrapassar as suas dificuldades e a obter melhorias a nível da sua prestação escolar.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents