Author(s):
Lacerda, César Augusto Faria
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7361
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Avaliação; Condução do ensino; Educação física; Estágio pedagógico; Estratégias de ensino; Formação; Planeamento; Processo ensino-aprendizagem
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório tem como objetivo a análise de todo o processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico realizado durante o ano letivo de 2013/2014 consistiu no início da minha atividade profissional, proporcionando um leque vasto de experiências, aprendizagens e conhecimentos válidos, permitindo desenvolver as competências essenciais para uma lecionação ajustada e adequada na área da educação física. Sendo assim, neste relatório pretende-se abarcar toda a análise e reflexão feita sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens adquiridas ao longo do ano. As diferentes atividades desenvolvidas serão apresentadas da seguinte forma durante este relatório: numa primeira fase a Contextualização, onde é feita referência à escola e ao meio que a circunda, ao grupo de departamento e à respetiva turma atribuída; em seguida uma análise e reflexão das atividades desenvolvidas na extensão das quatro áreas do estágio (Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem, Área 2 - Inovação e Investigação Pedagógica, Área 3 - Participação na Escola e Área 4 - Relação com a Comunidade) e por fim uma reflexão global de todo o processo vivenciado no estágio. Importa destacar que todas estas atividades não podem ser levadas em conta em separado, mas sim como as ferramentas necessárias para atingir um fim, o fim de preparar consistentemente a lecionação de uma Educação Física adequada e de qualidade.