Author(s): Soares, Diogo Filipe Araújo
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7363
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aprendizagem; Educação física; Expressão e educação físico motora; Reflexão
Author(s): Soares, Diogo Filipe Araújo
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7363
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aprendizagem; Educação física; Expressão e educação físico motora; Reflexão
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório tem como objetivo analisar e refletir o processo de estágio pedagógico em Educação Física no ano letivo 2013/2014, desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, Portela, Loures. No contexto onde decorreu o estágio, destaca-se a grande dinâmica apresentada pelos professores do departamento de Educação Física para melhorar e aproximar todos os intervenientes do agrupamento. Verificou-se uma evolução significativa do professor estagiário principalmente ao nível das competências relacionadas com a organização e gestão das aprendizagens. O projeto de investigação permitiu concluir que a autonomia dada às escolas é um aspeto fundamental na gestão dos currículos e na lecionação das aulas de Expressão e Educação Físico Motora. As áreas de participação na escola e relação com a comunidade revelaram-se fundamentais para melhor compreender todas as tarefas inerentes às funções de professor. Como conclusão, a reflexão realizada a todo o processo de estágio indicou caminhos e necessidades de desenvolvimento que ainda subsistem. Numa reflexão final, realça-se a transversalidade das diferentes áreas de intervenção do estágio pedagógico, destacando os principais pontos de intervenção do professor.