Document details

Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica

Author(s): Machado, Sofia Sacadura Biscaia Gomes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7366

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Análise reflexiva; Diferenciação do ensino; Educação física; Inserção no contexto escolar; Processo de ensino-aprendizagem


Description

Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

A construção do conhecimento depende da possibilidade de o ir testando em contexto real (Onofre, 2003). O estágio pedagógico persegue um perfil de competências e objetivos, em quatro áreas de intervenção: organização e gestão do ensino e aprendizagem; inovação e investigação pedagógica; participação na escola e relação com a comunidade. A entrada na carreira inicia o ciclo de vida do professor (Huberman, 1989, citado por Ferreira, 2008), devendo garantir a análise e exploração de conteúdos científicos e pedagógicos, e estimular a reflexão crítica sobre o seu significado social e profissional (Onofre, 2003). As dinâmicas desenvolvidas na vida da sala de aula (Siedentop, 2002) são objeto de reflexão deste relatório, utilizando as dimensões de intervenção pedagógica apresentadas por Siedentop (1989, citado por Onofre, 2003). Refletir sobre dificuldades e estratégias de superação permitirá aperfeiçoar as práticas pedagógicas. A compreensão deste processo formativo deve considerar os fatores que o influenciam – crenças pessoais, formação inicial e integração entre conhecimento académico e conhecimento profissional com conceptualização do conhecimento que se deseja desenvolver (Onofre, 2003). Não cingindo a atividade do professor ao contexto da sala de aula, este é parte integrante da organização escolar, responsável pela qualidade do ensino, devendo articular as suas múltiplas funções, promovendo a educação integral dos alunos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferro, Nuno Alberto Seruca; Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents