Author(s):
Cardoso, Gil Miguel Vieira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7514
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Avaliação formativa; Diferenciação do ensino; Educação física; Estágio pedagógico; Estratégias de ensino; Planeamento; Processo de ensino-aprendizagem; Reflexão
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada Rainha D. Leonor de Lencastre, localizada em S. Marcos, concelho de Sintra, teve em vista o culminar da formação inicial para a função docente. O presente relatório está inserido no 2º ano do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino da educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana, e visa documentar todo o processo formativo que decorreu durante este ano lectivo. O guia de Estágio Pedagógico 2011/2012 foi a grande referência onde se encontram especificados os objetivos a atingir nas quatro áreas de formação: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a comunidade (Área 4). Em relação a cada uma destas áreas será realizada uma aprofundada descrição, reflexão e análise sobre os principais aspetos, decisões, estratégias, intervenções e resultados que enriqueceram este período de formação profissional supervisionado. Será ainda realizada uma reflexão crítica global sobre todo o processo de formação, com especial incidência nos aspetos mais relevantes deste estágio pedagógico.