Author(s): Cardoso, Marisa Alexandra da Palma
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7834
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Internacionalização; Língua; Economia; CPLP; SG Coin; Internationalization; Language; Economy
Author(s): Cardoso, Marisa Alexandra da Palma
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7834
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Internacionalização; Língua; Economia; CPLP; SG Coin; Internationalization; Language; Economy
Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus
Na conjuntura atual, o sucesso dos países a nível internacional é uma condição fundamental para o seu crescimento económico. Nas dinâmicas impostas pela globalização, emergem novos protagonistas e novas parcerias estratégicas, onde a língua tem um papel crucial, pelo que, a crescente atenção dos Estados na implementação de medidas, permite explorar as oportunidades nas economias que partilham a mesma língua e estão próximas culturalmente. Uma maior coerência na promoção da presença internacional e a utilização dos recursos endógenos, é fonte de valor acrescentado que cria riqueza, aumenta a produtividade e contribui para alcançar o pleno-emprego. Assim, esta dissertação procura enquadrar a relevância da língua enquanto elemento chave da internacionalização, desenvolvendo igualmente um estudo de caso.
In the current context, a country's economic growth strongly depends on its success at an international level. Among the dynamics imposed by globalization, new protagonists and new strategic partnerships where the language spoken plays a critical role, emerges. Therefore, States have been giving growing attention to the implementation of measures that allow for the exploration of opportunities in the economies that share the same language and culture. A greater coherence in the promotion of international presence and the use of indigenous resources is the source of added value that creates wealth, increases productivity and contributes to reaching full-employment. This thesis assesses the relevance of the spoken language in the internationalization of an economy and studies the case of a specific Portuguese company.