Document details

Responsabilidade social das empresas e cadeia de valor : o caso Sonae Sierra

Author(s): Belo, Joana Catarina Serafim

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7843

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): centros comerciais; corporate social responsibility; lojistas; cadeia de valor; shopping centres; tenants; supply chain


Description

Mestrado em Marketing

A sustentabilidade tem sido abraçada a diversos níveis na indústria imobiliária com o objectivo de reverter o seu significativo impacto negativo no meio ambiente. Os centros comerciais assumem uma posição particular na indústria imobiliária aos quais é atribuída uma crescente responsabilização social e ambiental por se tratarem de locais de consumo e lazer em grande escala. Os lojistas dos centros comerciais representam a principal fonte geradora de resíduos, pelo que é fundamental que a actividade dos lojistas esteja alinhada com a estratégia de RSE (Responsabilidade Social das Empresas) do centro comercial, para que uma verdadeira sustentabilidade seja atingida. O estudo incide na forma como a empresa Sonae Sierra, que detém, gere e desenvolve centros comerciais, potencia a sustentabilidade da marca junto dos lojistas que integram os seus centros comerciais. Realizou-se um estudo qualitativo com base em entrevistas em profundidade aos lojistas de centros comerciais Sonae Sierra em Portugal, no qual se procurou compreender qual o grau de adopção das práticas de RSE instituídas pela Sonae Sierra. Os lojistas conseguiram identificar várias acções implementadas pela empresa ao nível de RSE mas, de um modo geral, ainda se encontram pouco informados e demonstram pouca iniciativa na condução de um negócio sustentável em todos os sentidos. Algumas das iniciativas impostas pela Sonae Sierra apresentaram elevadas taxas de notoriedade entre os lojistas, o que pode sugerir a implementação de um maior número de práticas e métricas estipuladas a nível contratual.

Sustainability has been embraced in the real estate industry to varying degrees with the aim of reversing its significant negative impact on the environment. Shopping centres take on a particular role in the real estate industry, to which a growing social and environmental responsibility is assigned on account of the consumption and leisure taking place on a large scale. Shopping centre tenants represent the main source of waste generation on site, ergo it is fundamental that tenants' activities align with the shopping centre CSR (Corporate Social Responsibility) strategy so that true sustainability can be achieved. The investigation focuses on the ways under which Sonae Sierra, shopping centre owner, manager and developer, enhances the sustainability of its brand among the tenants of their shopping centres. A qualitative study based on in-depth interviews to Sonae Sierra shopping centre tenants was conducted, in which the level of adoption of CSR practices established by Sonae Sierra was the subject of investigation. Tenants were able to identify several CSR practices implemented by Sonae Sierra but, in general, they are still uninformed and show little initiative in the conduction of an all-round sustainable business. Some of the initiatives imposed by Sonae Sierra showed high rates of awareness among tenants, which might induce the implementation of more practices and metrics set forth in a contractual level.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Maria João Nicolau dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents