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Inovação no sector hoteleiro angolano

Author(s): Handa, Gerdina Verónica da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7899

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Inovação; Inovação nos serviços; inovação nos serviços hoteleiros; factores de sucesso da inovação hoteleira; Lubango (Angola); Innovation; Innovation in services; innovation in hotel services; factors of successful hospitality innovation


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Objectivo da investigação Esta investigação tem como objectivo analisar do papel dos colaboradores da linha de frente e das tecnologias de informação no processo de inovação em empresas hoteleiras. O trabalho empírico incidiu sobre os hotéis que atuam na cidade do Lubango (Angola). Metodologia A investigação baseou-se na aplicação de estudos de casos múltiplos em 3 hotéis da cidade do Lubango, em Angola. Os resultados foram obtidos através de um processo iterativo, baseado na análise da teoria disponível sobre gestão da inovação dos serviços hoteleiros, na realização de entrevistas e na reflexão sobre os resultados obtidos. Resultados A investigação realizada mostra como a inovação nos serviços hoteleiros está relacionada com o estímulo da participação e criatividade dos colaboradores da linha de frente, mediante a formação contínua e a utilização de tecnologias de informação. Implicações teóricas Os resultados obtidos são de natureza qualitativa, mostrando que a inovação a nível hoteleiro, em larga medida, tem origem na criatividade e autonomia dos colaboradores da linha de frente e no uso de tecnologias de informação, sem prejuízo da existência de outros factores relevantes, associados à capacidade da gestão de topo e à estratégia. Originalidade O estudo procura explicitar de forma clara a relação entre a inovação dos serviços hoteleiros e alguns dos principais factores de sucesso no processo de inovação.

Research Objective This research is focused on the analysis of the role of front-line employees of hotels and information technologies in the innovation process in the hotel industry. The empirical work was carried out on three hotels operating in the city of Lubango (Angola). Methodology The research was based on the application of case studies in three hotels in the city of Lubango, in Angola. The results were obtained through an iterative process, based on analysis of available theory about innovation management in hotel services, on face-to-face interviews and on the reflection about the findings obtained. Results The research undertaken shows how innovation in hotel services is influenced by policies aimed at stimulating the participation and creativity of frontline employees through the lifelong learning and the use of information technologies. Theoretical implications The results are qualitative in nature, showing that innovation in the hotel industry, to a large extent, from the creativity and autonomy of frontline employees and the use of information technologies, this does not mean, however, that other factors, not addressed in the research, such as top management capabilities and strategic orientation. Originality The study seeks to explain clearly the relationship between innovation of hotel services and some of the key success factors in the innovation process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Vítor Corado
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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