Document details

Plano de comunicação integrada em marketing : Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção

Author(s): Tadeu, Inês Cristina Reis

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8129

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Comunicação Integrada de Marketing; Plano de Comunicação Integrada de Marketing; Integrated Marketing Communication; Plan of Integrated Marketing Communication


Description

Mestrado em Marketing

Este trabalho de projecto é um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o Instituto de Investigação e Tecnologia em Ciências da Construção - ITeCons, sediado em Coimbra. Para a sua realização, adoptou-se o modelo conceptual de Clow e Baack (2012). Os objectivos do plano são: (1) contribuir para o aumento da notoriedade da empresa, fortalecendo a sua imagem como empresa de referência, (2) atrair 25% de novos clientes (empresas ou individuais) fidelizando os já existentes, (3) aumentar em 20% o número de colaboradores e (4) aumentar a satisfação dos seus colaboradores. Com estes fins, pretende-se atingir os seguintes públicos-alvo: (1) colaboradores do ITeCons, (2) actuais e potenciais clientes: profissionais da área de construção, arquitectos, engenheiros, empresas públicas, (3) associados, (4) fornecedores, (5) instituições de referência na área de negócio do ITeCons e (6) os media. As áreas previstas de actuação são: (1) comunicação interna; (2) comunicação financeira; (3) publicidade; (4) promoção; (5) comunicação do produto/serviço; (6) comunicação com os media; (7) comunicação online; (8) eventos; (9) experience marketing e (10) data base marketing. O plano será avaliado com recurso a: (1) análise do número de novos clientes, (2) análise de facturação e (3) análise do fluxo das redes socais em que o ITeCons estará presente.

This project presents an Integrated Marketing Communication Plan for the Institute for Research and Technological Development in Construction Sciences - ITeCons, headquartered in Coimbra. We adopted the conceptual model of Clow and Baack (2012). The objectives of the plan are: (1) contribute to increase the awareness of the company, strengthening its image as a reference company, (2) attracting 25% of new clients (companies or individuals) and promoting the loyalty of existing ones, (3) increase 20% in the number of employees and (4) increase employee satisfaction. With these purposes, it is intended to achieve the following target audiences: (1) employees of ITeCons, (2) current and potential clients: construction professionals, architects, engineers, public companies, (3) members, (4) suppliers, (5) leading institutions in the area of ITeCons business and (6) the media. The areas of operation provided are: (1) internal communication; (2) financial reporting; (3) advertising; (4) promotion; (5) communication of product / service; (6) communication with the media; (7) communication online; (8) events; (9) marketing experience and (10) database marketing. The plan will be evaluated using: (1) analysis of the number of new customers, (2) analysis of billing and (3) flow analysis of social networks where ITeCons is present.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Patrícia Nunes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo