Document details

Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós

Author(s): Bouw, Maria Inês da Costa Ferreira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8267

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação; Condução do ensino; Dificuldades; Diferenciação; Estratégias; Intervenção; Planeamento; Reflexão; Trabalho colaborativo


Description

Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Este relatório contempla uma análise detalhada do processo de estágio desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, no ano letivo 2013/2014, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio contou com trabalho desenvolvido em quatro áreas de intervenção, sendo elas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (área 2), Participação na Escola (área 3) e Relações com a comunidade (área 4). Devido ao facto do estágio ser vivenciado como um todo e não como a soma das áreas, este relatório está dividido em três grandes capítulos: Contextualização, Ser Professora de Uma Turma e Ser Professora Numa Escola. Ao longo do mesmo procura-se refletir sobre o ano decorrido, as suas maiores dificuldades e as soluções encontradas, baseadas no conhecimento empírico ganho aliado ao conhecimento científico já existente. O contexto escolar manifestou-se complexo, com múltiplas funções e responsabilidades a si inerentes. Ser professor vai além das experiências da sala de aula, sendo este responsável pela educação integral dos jovens. De forma a inovar na escola e superar dificuldades, é crucial potenciar o trabalho colaborativo dos professores, potenciar a escola como local de cultura e lazer, sem nunca dispensar a procura da formação contínua e do estudo autónomo. Só assim se caminhará para uma escola de excelência.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents