Author(s):
Bouw, Maria Inês da Costa Ferreira
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8267
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Avaliação; Condução do ensino; Dificuldades; Diferenciação; Estratégias; Intervenção; Planeamento; Reflexão; Trabalho colaborativo
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Este relatório contempla uma análise detalhada do processo de estágio desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, no ano letivo 2013/2014, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio contou com trabalho desenvolvido em quatro áreas de intervenção, sendo elas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (área 2), Participação na Escola (área 3) e Relações com a comunidade (área 4). Devido ao facto do estágio ser vivenciado como um todo e não como a soma das áreas, este relatório está dividido em três grandes capítulos: Contextualização, Ser Professora de Uma Turma e Ser Professora Numa Escola. Ao longo do mesmo procura-se refletir sobre o ano decorrido, as suas maiores dificuldades e as soluções encontradas, baseadas no conhecimento empírico ganho aliado ao conhecimento científico já existente. O contexto escolar manifestou-se complexo, com múltiplas funções e responsabilidades a si inerentes. Ser professor vai além das experiências da sala de aula, sendo este responsável pela educação integral dos jovens. De forma a inovar na escola e superar dificuldades, é crucial potenciar o trabalho colaborativo dos professores, potenciar a escola como local de cultura e lazer, sem nunca dispensar a procura da formação contínua e do estudo autónomo. Só assim se caminhará para uma escola de excelência.