Author(s):
Rendas, Sílvia Marina de Oliveira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8545
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Sistemas de Controlo de Gestão; Estratégia; Dimensão da empresa; Percepção dos clientes; Desempenho; Management Control Systems; Strategy; Firm size; Customers perception; Performance
Description
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O trabalho realizado pretende analisar os impactos (i) da utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, (ii) da Estratégia implementada, (iii) da dimensão e (iv) da percepção dos clientes no desempenho financeiro de empresas de hotelaria portuguesas. Dentro do tecido empresarial Português, foram escolhidas as Pequenas e Médias Empresas pela sua importância para a economia portuguesa a nível de volume de negócios, a nível de empregabilidade e ainda a nível do número de empresas. O presente estudo teve como base a análise de dados retirados de um questionário realizado por investigadores do ISEG, dados financeiros das empresas e dados acerca da percepção dos clientes. Os resultados do estudo indicam uma relação positiva entre a dimensão das empresas e a utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, tal como entre a periodicidade de utilização da categoria de Planeamento Financeiro e o desempenho das empresas. Concluiu-se ainda que a percepção que os clientes têm dos estabelecimentos hoteleiros influencia positivamente o valor de Vendas. Relativamente à Estratégia empresarial, o trabalho desenvolvido não revelou uma diferença significativa a nível do desempenho das empresas que adoptam uma estratégia "Pura" ou que optam por implementar uma estratégia "Mista".
This work aims to analyse the impacts of (i) the usage of Management Control Systems, (ii) the implemented strategic orientation, (iii) the size and (iv) the customers? perception in the financial performance of Portuguese hospitality companies. Within the Portuguese business environment we selected small and medium enterprises considering its importance for the Portuguese economy in terms of turnover, employment and number of companies. This study was done with data from a questionnaire developed by ISEG researchers, financial data of the companies and information about customers' perception. The results obtained suggest a positive relation between the size of a company and the use of Management Control Systems and between the utilization of Financial Planning category and performance. Moreover it was concluded that customers' perceptions over the hospitality companies positively impacts the obtained sales value. Regarding the Strategy, the results did not reveal a significant impact on performance for neither a "Pure" strategy nor a "Mixed" strategy.