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Heurísticas para avaliação da interação com aplicações (apps) de gráficos em dispositivos móveis touchscreen.

Author(s): Ribeiro, João David de Oliveira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8638

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Apps; Gestos; Gráficos; Heurísticas; Interacção; Matrizes; Metodologia; Mobile; Touchscreen; Usabilidade; Charts; Heuristics; Interaction; Usability


Description

Existe um número elevado de aplicações (apps) para interação com gráficos em dispositivos móveis touchscreen, contudo, não encontramos heurísticas que permitam a avaliação da interação com este tipo de apps. Objetivo Desenvolver e avaliar a eficácia de um conjunto de heurísticas que permita a avaliação da interação com apps para gráficos em dispositivos móveis touchscreen. Metodologia Para desenvolver as heurísticas foram necessários três passos. Em primeiro lugar, a caracterização das interações. Para isso, procedeu-se à interação com apps de gráficos e registo dos gestos a utilizar posteriormente na avaliação. Em seguida foram propostas heurísticas, através da interação com apps de gráficos, suportadas por princípios existentes na literatura. Depois, foi criado o protocolo para aplicação das heurísticas propostas. Para avaliar a eficácia das heurísticas propostas foram efetuados quatro passos. Foram definidos requisitos para as apps a utilizar nesta avaliação através de reuniões com peritos da área da usabilidade. Em seguida, iniciou-se a pesquisa das apps recorrendo a sites e fóruns na internet e recomendações de colegas das áreas de usabilidade e programação. Depois foram selecionadas as apps, recorrendo a três matrizes, de acordo com os requisitos definidos previamente. Por último, procedeu-se à avaliação da eficácia das heurísticas propostas aplicando o protocolo desenvolvido às apps selecionadas. Resultados A caracterização da interação identificou quatro gestos fundamentais: Zoom, Seleção, Rotação e Swipe. Foram obtidas 36 heurísticas, 23 para gráficos de linhas, 6 para gráficos de setores e 7 para gráficos de barras. Foi possível encontrar 30 apps e através das matrizes criadas esse número foi reduzido para apenas 10. A aplicação do protocolo permitiu, de facto, utilizar as heurísticas propostas e avaliar as apps. Conclusão As heurísticas propostas podem ser aplicadas e de acordo com o número de heurísticas presentes numa determinada app é possível sugerir que proporcionará uma interação melhor do que outra app.

ABSTRACT: There are a large number of mobile apps for interaction with charts on touchscreen mobile devices, however, we cannot find heuristics to evaluate the interaction with such apps. Objective To develop and evaluate the effectiveness of a set of heuristics that allows the evaluation of the interaction with apps of charts on touchscreen mobile devices. Methodology Three steps were needed in order to develop the heuristics. First, it was the characterization of the interactions. This has been done through interactions with apps of charts and taking notes of the gestures to be used in the assessment afterwards. Heuristics have then been proposed, interacting with apps of graphics, supported by existing principles in the literature. The protocol for implementing the proposed heuristics was then created. Four steps were taken to evaluate the effectiveness of the proposed heuristics. Requirements for the apps were defined for this evaluation through meetings with experts with expertise in usability. Afterwards it was the apps research on websites and forums on the internet and recommendations from colleagues with expertise on usability and programming. After that, the apps were selected using three matrixes, in accordance to the pre-defined requirements. Finally, there was an evaluation of the effectiveness of the proposed heuristics through the application of the defined protocol to the selected apps. Results The characterization of the interaction identified four fundamental gestures: Zoom, Selection and Swipe. 36 heuristics were defined, 23 for line charts, 6 for pie charts and 7 for bar charts. It was possible to find 30 apps and through the developed matrixes that number has been reduced to 10. The application of the protocol allowed, in fact, using the proposed heuristics and evaluating the apps. Conclusion The proposed heuristics can be applied and according to the number of existing heuristics in a certain app, it is possible to suggest that it will provide a better interaction than other app.

Mestrado em Ergonomia

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rebelo, Francisco dos Santos; Noriega, Paulo
Contributor(s) Ribeiro, João David de Oliveira
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