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A importância da expetativa e satisfação para o marketing das instituições de ensino superior : o caso da formação pós-graduada

Author(s): Perdigoto, Miguel Amaral Barata d'Almeida

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8845

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Expetativa; Satisfação; Ensino Superior; Instituições de Ensino Superior; IES; Marketing; Estudantes; Formação Pós-Graduada de 2º ciclo; GAP; Expectations; Satisfaction; Higher Education; Higher Education Institutions; Students; Post-Graduate Studies


Description

Mestrado em Marketing

Atualmente assiste-se a uma mudança de paradigma no comportamento das Instituições de Ensino Superior (IES), motivada não só pela competitividade no setor da educação, pelas exigências do mercado laboral, bem como pela evolução demográfica verificada em Portugal e na Europa, mas especialmente pela complexidade e diversidade da procura, cada vez mais à escala global. As IES deparam-se progressivamente com novos desafios no sentido de melhor atrair, fidelizar e satisfazer os estudantes, sendo, assim, fundamental identificar e compreender as necessidades e expetativas dos mesmos, relativamente à sua formação académica. Este estudo tem como objetivo primordial obter informação acerca da expetativa e satisfação de atuais e antigos alunos de uma formação pós-graduada de 2º ciclo, evidenciando ,simultaneamente, os pontos fracos e fortes das estratégias de marketing vigentes nas IES, sugerindo alternativas que promovam a captação e fidelização dos estudantes, estabelecendo e desenvolvendo com estes relações mais fortes e duradouras.

Currently, Higher Education Institutions (HEIs) are suffering a paradigm shift in behaviour motivated not only by the competitiveness in the education sector and the requirements of the labour market, but especially by the complexity and diversity of demand, increasingly on a global scale due to the demographic changes occurring in Portugal and in Europe. HEIs progressively face new challenges in order to attract, retain, and satisfy students and therefore it is essential to identify and understand their needs and expectations regarding education. The objective of this study is to obtain information about the expectations and satisfaction of current and former post-graduate degree students, highlighting both the strengths and weaknesses of the marketing strategies used in HEIs, while suggesting alternatives to promote the uptake and retention of students, establishing and developing with these, stronger and lasting relationships.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Rui Correia da
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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