Author(s):
Nunes, João Manuel Zeferino
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8926
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Alunos; Aprendizagem; Avaliação; Condução do ensino; Educação física; Formação; Planeamento; Professor; Reflexão
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Este relatório pretende constituir o culminar de um processo de formação pedagógica tendo por base todas as competências que se apresentam definidas no Guia de Estágio para a área 1 - Organização e Gestão do Ensino; Planeamento, Condução do Ensino e Avaliação de 2010/2011, em virtude de já ser profissionalizado para a leccionação de Educação Física no 2º ciclo do Ensino Básico. Neste documento será dada prioridade ao carácter reflexivo, contextualizado, projectivo e fundamentado, consequente do estágio pedagógico e todo o trabalho realizado na Escola do Ensino Básico 2,3 António Sérgio, situada no Cacém, apresentando como contexto de desenvolvimento a turma do 9ºD, à qual leccionei a disciplina de Educação Física. O Relatório Final de Estágio assume-se como a reflexão de todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional, partindo da contextualização, experiências, descrição, análise e relação entre competências, do mesmo, fundamentado através de fontes teóricas. Articulando as competências neste processo de formação unicamente na área 1, relacionando equilibradamente toda a vivência como Professor licenciado e este processo de estágio, neste âmbito, todas as dificuldades sentidas, experiências vividas e o investimento ao nível de desenvolvimento profissional, serão alvos de análise e avaliação crítica recorrendo sistematicamente a todas as tarefas inerentes e desenvolvidas durante o processo de formação. Existe a imutável necessidade de formação e desenvolvimento de forma a evoluir constantemente neste processo de ensino aprendizagem. Desta forma, pretendo ser um professor, amanhã mais competente, reflexivo inovador, criativo e profissional, numa busca incessante pela perfeição. Ou seja, ir ao encontro das palavras de Vergílio Ferreira quando afirma que “ Ser professor é colaborar mais e eficazmente com o futuro”.