Author(s):
Costa, Maria Manuel Gonçalves Martins da
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/9117
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Dificuldades de aprendizagem da matemática; Estruturação espácio-temporal; Intervenção psicomotora; Lateralidade; Psicomotricidade
Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora
Vol. I: Este artigo foi realizado no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Baseia-se na intervenção psicomotora realizada com 16 crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Lisboa. Pretende-se com este estudo avaliar a relação entre a Psicomotricidade e a aprendizagem da Matemática, e se a Intervenção Psicomotora permite melhorar as competências matemáticas. Vol. II: Este artigo foi realizado no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os temas da Psicomotricidade (PM), Dificuldades de Aprendizagem Específica (DAE) e Dificuldades de Aprendizagem Específicas da Matemática (DAEM), com o intuito de perceber se existe relação entre a Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem Específicas da Matemática, e se existe evidência de que a Intervenção Psicomotora permite minorar estas dificuldades.