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Trabalho colaborativo entre professores de português e educação especial: contributo para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Author(s): Rocha, Sónia Cristina de Oliveira Borges da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5015

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Trabalho colaborativo; Professor de português; Professor de educação especial; Educação especial; Necessidades educativas especiais; Escola inclusiva; Collaborative work; Portuguese teacher; Special education teacher; Special education; Special educational needs; Inclusive school


Description

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor

A colaboração é cada vez mais importante na educação. Atualmente considera-se que o trabalho colaborativo facilita o sucesso das aprendizagens, por isso, é necessário que se implemente nas escolas portuguesas uma cultura colaborativa, de forma continuada e concertada, assente no reconhecimento das vantagens da colaboração. A noção de trabalho colaborativo está muito centrada na rentabilização dos processos através da ativação das potencialidades de cada um que, juntas, se tornam mais fortes e produzem melhores resultados. Este trabalho tem por objetivo geral conhecer a realidade do trabalho colaborativo entre os professores de Português e de Educação Especial e identificar o contributo desta colaboração no processo de inclusão de alunos com NEE na sala de aula de Português. Deste modo, realizou-se uma revisão bibliográfica para enquadrar teoricamente a temática, procedendo-se posteriormente à apresentação do estudo empírico. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa. Assim, com o objetivo de responder à questão de partida deste trabalho foi aplicado à população de professores de Português e de Educação Especial a lecionar em diversos Agrupamentos de Escolas do país um inquérito por questionário com uma série de itens. As respostas obtidas foram posteriormente analisadas e obtivemos os resultados que se seguem. Concluiu-se que os professores da amostra consideram que a prática do trabalho colaborativo entre os professores de Português e de Educação Especial contribui para a inclusão dos alunos com NEE na sala de aula de Português e que trabalhos como as planificações, os materiais e os instrumentos de avaliação devem ser elaborados conjuntamente. Concluiu-se também que estes professores consideram que a frequência de ações de formação em NEE favorece o trabalho colaborativo e que a temática do trabalho colaborativo deve estar integrada nas ações de formação. Por último, os professores da amostra concordam que a inclusão dos alunos com NEE na sala de aula de Português melhora quando ambos têm formação especializada em NEE.

Collaboration is increasingly important in education. Currently, it is consider that collaborative work facilitates the success of learning, so it is necessary to implement in Portuguese schools a continuous and concerted manner of the collaborative culture, based on the recognition of the benefits of collaboration. The collaborative work concept is already very focus on the profitability of processes through the activation of the potential of each one that together become stronger and produce better results. This work has the main objective to know the reality of collaborative work between Portuguese and Special Education teachers and identify the contribution of this collaboration in the process of inclusion of students with special needs in the Portuguese classroom. Necessarily was held a literature review to theoretically frame the subject, proceeding later, up to the presentation of the empirical study. This is a quantitative investigation. Consequently, in order to answer the main point of this work, a survey was applied to a number of items, the population of Portuguese and Special Education teachers that teach in several Group of Schools. The answers obtained were analyzed and we have the following results. It was concluded that representative teachers consider that the practice of collaborative work between the Portuguese and Special Education teachers contributes to the inclusion of students with NEE in Portuguese classroom and that tasks like proceedings, evaluation tools and materials, should be prepared together. It was also concluded that these teachers consider the NEE training actions favorable towards the collaborative work and that this theme should be included in all the training actions. Finally, the representative teachers agree that the inclusion of students with NEE in Portuguese classroom improves the quality when both have specialized training in NEE.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Ana
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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