Document details

Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Author(s): Grazina, Edgar Magno Pinto

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/13116

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Novas tecnologias; Pedagogia ativa; experiências criativas; Professor-investigador; Educação musical; New technologies


Description

As diferentes transformações tecnológicas, científicas, sociais e culturais colocam cada vez mais desafios ao contexto educativo. Partindo desta perspetiva e assente nos contributos epistemológicos de Schafer (1969), Paynter (1991) e Chapuis (2001), o presente Relatório de Estágio Profissional pretende mostrar as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo dos três ciclos do Ensino Básico. Face aos objetivos intrínsecos à prática pedagógica nos diferentes ciclos do Ensino Básico, a componente empírica teve a sua base no modelo de investigação-ação. Da análise de todos os dados recolhidos emergiram indicadores relevantes que as atividades didáticas implementadas desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do saber ser e saber fazer. De salientar, que estas atividades permitiram uma proximidade e disponibilidade de todos os alunos para a prática vocal e instrumental e melhoraram o seu contentamento relativo à disciplina de Expressão/Educação Musical.

The different technological, scientific, social and cultural changes pose increasing challenges to the educational context. From this perspective and based on the epistemological contributions of Schafer (1969), Paynter (1991) and Chapuis (2001), this Professional Training Report intends to show the development of teaching and learning experiences according to the three Basic Educational cycles. Given the intrinsic objectives of the pedagogical practice in the different cycles of basic education, the empirical component was based in the action research model. From the analysis of all collected information emerged relevant indicators that the implemented educational activities played a key role in the development of know how to be, and know-how. Noteworthy that these activities allowed for proximity and availability of all students for vocal and instrumental practice and improved their contentment on the discipline of Expression/Music Education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Vasco; Cardoso, Mário
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents