Document details

Desenvolvimento de um sistema de avaliação e melhoria de desempenho no sector do retalho

Author(s): Vaz, Clara B.

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/1633

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Data envelopment analysis; Retalho


Description

Nesta tese desenvolve-se uma metodologia de análise do desempenho de organizações no sector de retalho, baseada na técnica de Data Envelopment Analysis. A investigação tem como finalidade contribuir para a melhoria de desempenho das lojas de grande retalho. No sentido de garantir que os métodos, modelos e medidas propostos possam ser utilizados em situações reais, utilizou-se uma empresa como caso de estudo. As lojas analisadas agregam várias secções associadas à comercialização de produtos de diferentes naturezas (isto é, produtos alimentares, perecíveis, bazar ligeiro, bazar pesado, têxteis). Assim, nesta tese desenvolveu-se um modelo de DEA multi-nível que permite avaliar as lojas adoptando duas perspectivas complementares, correspondentes a análises ao nível das secções e das lojas. Junto das lojas de retalho de base alimentar (supermercados e hipermercados) existem frequentemente lojas de base não alimentar. Na empresa em estudo, os produtos de bazar pesado são comercializados em lojas específicas, organizadas segundo dois tipos de estruturas alternativas designadas por megastores e superstores. Nesta tese comparou-se o desempenho destes dois formatos de lojas utilizando índices de Malmquist. Fez-se uma análise estatística para avaliar a significância das diferenças de desempenho entre os dois grupos. Tendo em conta que a actividade das lojas é criticamente influenciada pelos factores da envolvente externa (tais como a população e a concorrência), desenvolveu-se um modelo de DEA que avalia o desempenho das lojas tendo em conta as características da envolvente. Este modelo garante que cada loja é comparada apenas com outras com uma envolvente semelhante ou mais desfavorável. Em termos de avaliação de desempenho ao longo do tempo, avaliou-se a evolução da produtividade das lojas entre 2002 e 2004 utilizando o índice de Malmquist. Esta análise foi complementada com a definição de testes estatísticos adequados, para averiguar a significância das diferenças captadas pelo índice e pelas suas componentes. A metodologia de avaliação de desempenho desenvolvida nesta tese constitui um instrumento de apoio à gestão das lojas de retalho uma vez que permite avaliar a sua eficiência e identificar áreas com potencial de melhoria. This thesis develops a methodology for performance assessment and improvement in retailing organisations, based on the Data Envelopment Analysis technique. The research objective is to contribute for the performance improvement of the retailing stores. To assure that the methods, models and measures developed can be used in real world situations, a company was used as a case study. The stores analyzed aggregate several sections that commercialize different lines of products (e.g., groceries, perishables, light bazaar, heavy bazaar, textiles). This thesis developed a multi-level (Network) DEA model that enables evaluating the stores using two complementary perspectives corresponding to a store level and section level analysis. It is common having non-food based stores close to hypermarkets and supermarkets. For example, in the organization used as case study, the heavy bazaar products are sold in separate stores outside the supermarkets and hypermarkets. These can have two different formats, named megastores and superstores. This thesis compared the performance of these two store formats using a method based on the Malmquist index. Statistical tests were developed to test the significance of the differences between the performance profiles of the two groups. As the store activity is critically affected by external non-controllable factors, such as population and competition, a DEA model was developed to assess store performance taking into account the effect of these factors. This model assures that each store is compared only with others whose environmental conditions are similar or less favourable than those of the store under assessment. In terms of performance assessment over time, the Malmquist index was used to evaluate the evolution of store performance between 2002 and 2004. This analysis was complemented with the definition of adequate statistical tests to explore the significance of the differences in performance measured by the index and its components. The methodology of performance assessment developed in this thesis represents a decision support tool for management of retailing stores. This methodology enables evaluating store efficiency and identifying areas of potential improvement. Dans cette thèse on développe une méthodologie pour analyser l’efficience de l’organisation, dans le cadre des magasins de grande distribution (supermarchés et hypermarchés), basé sur la technique Data Envelopment Analysis. Le principal objectif est améliorer la performance de ces magasins. Pour assurer que les méthodes, modèles et mesures proposés puissent être utilisées dans des situations réelles, on a utilisé une société comme cas d’étude. Les magasins analysés incluent plusieurs sections associées à la commercialisation de produits de différentes natures (ceci est, produits alimentaires, périssables, bazar léger, bazar lourd, textiles). Pour cette raison on a développé un modèle de DEA multi niveau (Network) qui permet d’évaluer les magasins en adoptant deux perspectives complémentaires, une correspondante à l’analyse au niveau des sections et l’autre au niveau des magasins. Fréquemment à coté des magasins en étude (supermarchés et hypermarchés) coexistent différents formats de magasins de base non alimentaire. Par exemple, les produits de bazar lourd sont vendus dans différents formats de magasin comme les megastores et superstores. Ainsi, on a également comparé la performance de ces deux type de magasins a travers des indices de Malmquist. On a fait une analyse statistique pour évaluer l’importance des différences de performance entre les deux groupes de magasins. Vu que l’activité de magasins de grande distribution est très influencée par des facteurs provenant du milieu extérieures, comme par exemple la population et la concurrence, on a développé un modèle qui évalue la performance des magasins d’accord avec les caractéristiques encadrantes. Ce modèle garantit que chaque magasin est comparé seulement avec d’autres dont l’encadrement est semblable ou plus défavorable. Relativement à l’évaluation de la performance au long du temps, on a étudié l’évolution de la productivité des magasins entre 2002 et 2004 en utilisant l’indice de Malmquist. Cette analyse a été complétée avec la proposition d’essais statistiques, pour vérifier l’importance des différences captées par les indices et leurs composantes. La méthodologie d’étude de performance développée dans cette thèse constitue un instrument important pour la gestion des magasins de grande distribution. Elle permet évaluer l’efficience du magasin ainsi que identifier les secteurs potentiellement améliorables.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents