Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Benites, Maria de Fátima Moreira Cardoso

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5006

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Experiências de aprendizagem; Participação ativa; Pedagogia participativa


Description

O presente relatório inscreve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação de Pré-escolar e, nele, apresentamos a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de cinco anos de idade. Para a sua elaboração considerámos três pontos. No primeiro procedemos à contextualização da prática educativa, procurando descrever as caraterísticas da instituição, do grupo de crianças e da organização do ambiente educativo ao nível da sala, relevando a sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como as opções educativas em procurámos apoiar a nossa intervenção. No segundo ponto descrevemos e analisamos um conjunto de experiências de aprendizagens desenvolvidas com as crianças, onde a sua participação foi valorizada e promovida, em ordem à construção de respostas facilitadoras da progressão de todas. Por último, fazemos uma reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinhando a implicação, interesses e vontade de aprender manifestados pelas crianças, bem como o importante papel que cabe ao educador na criação de oportunidades significativas de aprendizagem e desenvolvimento dos diferentes intervenientes no processo educativo, crianças e adultos. As interações e a comunicação entre adultos e crianças são reconhecidas como importantes meios para a concretização de experiências educativas diversificadas e integradas. This report falls under the Course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education in Kindergarten and in him, we present educational actions that we have developed with a group of children five years of age. For its preparation we consider three points. In the first proceeded to the contextualization of educational practice, describing the characteristics of the institution, the group of children and the organization of the educational environment at the level of the room, emphasizing its importance in learning and development of children as well as educational options in sought support our intervention. In the second section we describe and analyze a set of learning experiences developed with children where their participation was valued and promoted in order to facilitate the construction of responses progression of all. Finally, we reflect on the whole of the educational activity developed, emphasizing the involvement, interest and willingness to learn manifested by children as well as the important role that the educator in creating meaningful opportunities for learning and development of the different actors in the process education, children and adults. The interactions and communication between adults and children are recognized as important tools for achieving diverse educational experiences and integrated.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents